FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAUBENSE NA BIENAL DE ARTE NA ITÁLIA; GUI GUI ALCÂNTARA EXPÕE EM ROMA QUADRO SOBRE A VIDA E A CULTURA GORUTUBANA


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os modos e costumes do povo gorutubano e norte-mineiro estarão expostos na IX Bienal Internacional de Arte de Roma, na Itália, nesta semana. A vida regional do sertão de Minas Gerais será retratada em quadro pintado pela artista plástica Carmem Guiomar Nogueira Alcântara, a Gui Gui, que representará Janaúba e o Brasil nesse evento que inicia neste sábado, dia 21, e se estenderá até o dia 30 de janeiro.

Foto Studio Anthonny

Quadro de Gui Gui Alcântara que retrata a vida gorutubana e norte-mineira estará em exposição em Roma, na Itália.


        Gui Gui leva para a Europa a reflexão do cotidiano do Norte de Minas ressaltando os aspectos históricos, culturais e urbanísticos. A tela pintada pela janaubense Gui Gui Alcântara é uma sinopse visual da comunidade gorutubana, referência do povo de Janaúba.
         A blusa gorutubana – símbolo artístico e patrimônio cultural de Janaúba – é centralizada nesse trabalho de Gui Gui. Conforme o site do Jornalista Oliveira Júnior (www.oliveirajunior2.blogspot.com), o Jornalismo da Onda Norte 103,9 FM e o Jornal da Serra Geral apuraram, a inspiração dessa artista se baseia no próprio cotidiano. A maioria das telas de Carmem Guiomar refere-se à cultura gorutubana e norte-mineira. Essa temática também é acompanhada pela irmã Gilsa Alcântara, professora de Arte.
         Na IX Bienal Internacional de Roma a janaubense Gui Gui focalizará a obra “Cultura Brasileira III”, de própria autoria, na qual retrata a cena regional apresentada pelo olha de uma criança numa reflexão sobre o nosso futuro como uma cultura nova de apenas 500 anos. As sementes flutuantes do algodão de seda, planta símbolo de Janaúba, margeiam a pintura demonstrando o nosso crescimento.


 


A IX Bienal tem apoio da TV estatal italiana de Estado e será divulgado pela Rádio Data Net Work, em transmissão simultânea via internet.

JANAÚBA EM ROMA
         O quadro pintado por Gui Gui Alcântara e que estará exposto na IX Bienal Internacional de Roma traz a blusa gorutubana tecida de algodão; as lavadeiras de roupas, na praia Copo Sujo, no rio Gorutuba; a planta Janaúba, que é o algodão de seda; o artesanato (potes) feito de cerâmica; o cactus e a palma, plantas nativas da região semi-árida. Ela ainda acrescenta a figura de um menino que simboliza o povo gorutubano de maneira resistente e dedicado à preservar as tradições culturais.


Divulgação
Gui Gui Alcântara


FOI CONVIDADA
         A artista plástica Carmem Guiomar Alcântara segue para a Itália onde participa de mais um evento internacional. A janaubense representa o Brasil na IX Bienal Internacional de Roma através de convite feito pela representante oficial no Brasil e toda América Latina, Lívia Bucci, diretora da Galeria Spazio Surreale, em São Paulo.
         A Bienal acontece em Roma no período de 21 a 30 de janeiro nas salas da Sale Del Bramante, na Piazza Del Popolo, em Roma, espaço com mais de 500 anos e uma história que conta com exposições de Dalí, Chagall e Picasso.
Para a inauguração da Bienal foram convidados representantes de instituições públicas e privados, embaixadas e consulados de vários países, academias nacionais e internacionais, além de personalidades do mundo da arte e da cultura. Todos os participantes receberão certificado de participação da IX Bienal Internacional de Roma.
O júri de premiação da Bienal outorgará prêmios honoríficos aos artistas participantes. A comissão Central da Bienal é composta por um historiador de arte, críticos, jornalistas e homens de elevada cultura.

Comentários

Professora Lina disse…
Gigui merece todo o reconhecimento e respeito por sua arte. Parabéns!!!

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS

FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA E DO SAMU MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: CARMINDA ALVES ERA TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO REGIONAL E ATUOU NA ÁREA DE SAÚDE DA PREFEIITURA DE JANAÚBA

CRIANÇA NÃO RESISTE AO SE AFOGAR EM ÁREA DA MATINHA, EM NOVA PORTEIRINHA