Denúncia de irregularidade levou à desistência de terreno doado por empresário
JANAÚBA (por Girleno Alencar) – A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri desistiu de construir o campus de Janaúba no terreno doado pelo empresário Wilson Cunha, às margens da MGT-122. A decisão foi tomada após denúncia de irregularidades na escolha do lote. Um edital publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União anuncia a disposição da universidade em receber ofertas de novas áreas. A abertura das propostas será em 16 de dezembro, na Câmara de Janaúba.
Na segunda-feira (28), o comerciante Celso Andrade procurou o Ministério Público Federal para contar que antes mesmo de a presidente Dilma Rousseff anunciar a criação do novo campus, pessoas ligadas a políticos em Janaúba já demonstravam interesse em comprar o terreno escolhido, alegando que lá seria instalada a universidade.
Celso Andrade diz que se dispôs a doar uma área próxima à cidade, e com infraestrutura, para a construção do campus. Mas foi escolhido outro lote que, segundo ele, fica a sete quilômetros do município e não tem a documentação em dia.
A prefeitura contesta a versão do comerciante e alega que o reitor Pedro Ângelo visitou três áreas para definir o futuro endereço do campus. A escolhida seria doada. Outros quatro imóveis teriam sido oferecidos para compra, mas foram recusados por falta de verba.
Segundo a prefeitura, a opção pelo imóvel às margens da estrada foi feita pela reitoria, devido à melhor localização e topografia e ao menor custo para construção. Já o comerciante teria oferecido o terreno dele, diversas vezes, para venda. Sem êxito, teria optado pela doação, mas apenas em 17 de novembro. A oferta, apesar de tardia, poderá ser aceita. “Não recusaremos nenhuma doação”, informou a prefeitura. A previsão é de que as obras do campus comecem em 2012. (Fonte: Hoje em Dia)
Comentários