Foto Oliveira Júnior
Humberto Souto em solenidade no dia 6 de junho de 2010 na comunidade de Poção de Santa Cruz, em Janaúba, na entrega de patrulha mecanizada (trator e implementos) obtida através de emenda parlamentar do então deputado federal Humberto Souto, a pedido do vice-prefeito Valério Dias.
BRASÍLIA/DF (por Luís Cláudio Guedes) – O ex-deputado Humberto Souto bate bumbo para informar que é o único mineiro a receber o Grande Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU). Trata-se de uma das principais honrarias do Brasil, criada pelo TCU em 2003 para “condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos excepcionais, ou por relevante contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras de especial distinção”. A solenidade de entrega acontecerá amanhã, quarta-feira, dia 9 de novembro, às 10 horas, no plenário do TCU, aqui em Brasília-DF.
Primeiro montes-clarense distinguido com o Grande Colar do Mérito, Humberto Guimarães Souto é advogado, foi vereador em Montes Claros, deputado estadual, deputado federal por sete mandatos, ministro e presidente do próprio TCU. É autor de lutas, pronunciamentos, emendas constitucionais e projetos voltados para a promoção e valorização da democracia, justiça social e maior rigor contra a corrupção, um deles para enquadrar o desvio de verbas públicas como crime hediondo. Na presidência do TCU, Humberto Souto valorizou a produtividade dos servidores, aprimorando o controle das verbas públicas.
Neste ano, apenas seis brasileiros vão receber o Grande Colar do TCU. Humberto Souto é o único de Minas Gerais. Os outros são o pernambucano Marco Maciel, ex-vice-presidente da República; o paulista Delfim Neto, economista, ex-deputado e ex-ministro da Fazenda, Agricultura e Planejamento; a carioca Ellen Gracie, ministra aposentada e primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal Federal; o empresário carioca Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau e da Câmara de Política de Gestão e Competitividade da Presidência da República; e o empresário pernambucano Ricardo Coimbra Almeida Brennand, colecionador que criou o Instituto Ricardo Brennand, ao qual doou ricas coleções de obras de arte, brasileiras e estrangeiras, incluindo a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post.
O Grande Colar do Mérito do TCU é confeccionado pela Casa da Moeda do Brasil. A escolha dos agraciados é feita, anualmente, em sessão especial, pelo Conselho do Grande Colar, composto pelo presidente, vice-presidente e ministros titulares do TCU.
Comentários