PARTO NA CALÇADA
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Madrugada do último domingo, dia 23 de outubro. Nessa data aconteceu um parto na calçada do hospital Sagrado Coração de Jesus, em Janaúba. Isso porque o profissional plantonista não compareceu. A gestante saiu às pressas da Colonização Paraguaçu, em Nova Porteirinha, para ter o neném em Janaúba. Houve uma peregrinação pelos hospitais de Janaúba. O parto foi feito na calçada com ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que registrou o boletim de ocorrência.
Foto Oliveira Júnior
Carlos Isaildon, Gorete Carvalho e Charles Silveira: sistema hospitalar.
PESO E GESTÕES
Na reunião com a imprensa de Janaúba, na tarde de terça-feira, dia 25, o presidente administrativo da Fundajan, Carlos Isaildon Mendes, disse que os hospitais locais dependem da Fundajan funcionando e que “o hospital Regional de Janaúba é um peso para a Fundajan”.
Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Maria Gorete Carvalho, atualmente gestora do Regional, afirmou que “precisamos de uma grande gestão”. O presidente do Conselho Deliberativo da Fundajan, Charles Silveira, comentou: ‘A Fundajan quer cumprir o objetivo com qualidade”.
FUNCIONÁRIOS
Nesse episódio da crise do sistema hospitalar de Janaúba, funcionários manifestaram da seguinte forma: "E apesar de tudo, vamos continuar nos dedicando, porque se nós funcionários ainda estamos carregando o (Hospital) Regional nas costas é porque amamos demais o trabalho que fazemos”.
DUAS AUDITORIAS
As atenções se voltam para o Ministério Público da Comarca de Janaúba com relação às auditorias feitas em duas instituições: Fundajan e Previjan (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba). Na Fundajan apura-se a origem de uma dívida que aproximou de R$ 8 milhões; no Previjan investiga-se o rombo de R$ 300 mil. As duas auditorias estão nas mãos dos Promotores de Justiça.
Comentários