Foto Paulo & Galego
Secretaria de Saúde de Nova Porteirinha desenvolve ações de prevenção e acompanhamento infantil.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O município de Nova Porteirinha se destacou na região da Serra Geral de Minas no monitoramento e avaliação do desempenho estadual no pacto pela saúde 2010. O resultado foi apresentado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
Esta avaliação tem como objetivo principal averiguar o cumprimento da metas preconizadas pelo Estado e pactuadas em 2010 no alcance das ações de assistência à saúde. No item referente a taxa de mortalidade infantil conseguiu o resultado de 0%, enquanto que a meta estabelecida era 1% em se tratando de mortalidade pós-neonatal.
A secretária municipal de Saúde, Eva das Graças Soares, entende que esse bom índice alcançado é o reflexo de uma política de saúde mais consistente adotada pela administração “Construindo Cidadania”, comandada pelo prefeito Wilmar Soares aliada ao empenho dos profissionais e a colaboração da comunidade.
A ação preventiva da Secretaria de Saúde de Nova Porteirinha fez com que, nesse pacto pela saúde, o município registrasse o menor percentual de crianças menores de cinco anos com baixo peso para idade. A meta era 4% e o município de Nova Porteirinha registrou 1,71%, ou seja, as crianças se encontram em bom patamar de nutrição. Nos demais 14 municípios da região da Serra Geral o percentual varia de 2,53% a 10%, enquanto que a meta média foi de 4%.
Dos 15 municípios da Serra Geral, Nova Porteirinha foi um dos três que superou a meta de seguimento/tratamento informado de mulheres com diagnóstico de lesões intra-epiteliais de alto grau do colo do útero. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha alcançou 100% no tratamento de mulheres com câncer do colo do útero, enquanto que a meta era 75%.
O município de Nova Porteirinha tem aderido às ações propostas e concorda que todos os esforços devem ser envidados no sentido de desenvolver a promoção e prevenção de maneira mais incisiva e impactante, garantindo a oferta de serviços de saúde com periodicidade, acesso ao exame preventivo, e ao medicamento, se necessário.
Comentários