DIAMANTINA – O Conselho Universitário da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), em sua 69ª Reunião Ordinária realizada ontem, sexta-feira, dia 7 de outubro, acolheu os dois novos campi universitários a serem implantados em Minas Gerais, nas cidades de Janaúba e Unaí. A proposta de incorporar esses campi à UFVJM foi apresentada pelo Governo Federal, no dia 16 de agosto, e ratificada pelo Ministério da Educação, considerando que a UFVJM representa a única Instituição Federal de Ensino Superior com sede na metade norte do Estado e no pressuposto de promover uma maior densidade à UFVJM.
Tendo em vista as discussões que balizaram essa decisão, o Conselho acatou também a proposta de incluir no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM a implantação de mais três campi universitários em cidades do Vale do Jequitinhonha, tendo considerado, inclusive, a criação, em curto prazo, de um campus na cidade de Jequitinhonha, conforme as gestões que vêm sendo realizadas junto à Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu).
A aprovação obteve 21 votos favoráveis, cinco contrários e quatro abstenções dos 30 conselheiros presentes à reunião, que foi presenciada por dezenas de representantes de cidades do Vale do Jequitinhonha e da cidade de Janaúba. (Fonte: Assessoria de Comunicação da UFVJM)
Comentários