NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – “Segurança a gente não conquista, segurança a gente faz!”. Esse foi o tema da Semana Interna de Prevenção a Acidente no Trabalho (Sipat) realizado na Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – na cidade de Nova Porteirinha. A intenção foi fazer um parâmetro das ações aplicadas para que não haja transtorno nas atividades trabalhistas.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Epamig, Marina de Jesus Soares, destacou o empenho de cada funcionário e também da própria empresa visando a cumprir as metas de trabalho sem que ocorresse acidente. A Sipat da Epamig foi entre os dias 12 e 16 de setembro, no auditório da própria empresa, nesta cidade.
Organizada pela Epamig em conjunto com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e com o DIG (Distrito de Irrigação do Perímetro do Gorutuba), essas duas entidades também estão instaladas em Nova Porteirinha, a Sipat contou com várias palestras, dentre elas “Segurança no Trabalho”, ministrada por Richard Parrela; “Relações Humanas”, por Vanilson Almeida; “Alcoolismo e Drogas”, por Elton Menezes; “Doenças Ocupacionais”, por Edinardo Santos; “DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis”, por José Ricardo Borém; “Direção Defensiva”, por Warmulo Rabelo; peças teatrais pelo grupo A Trupe e ginástica laboral.
Para Marina de Jesus Soares, a semana interna de prevenção despertou, entre os funcionários, a importância de se eliminar os riscos de acidentes do trabalho e de se criar uma atitude vigilante, que permita o reconhecimento e correção das condições nocivas ao ambiente de trabalho. Marina destacou o apoio dos parceiros na realização do evento, caso do curso de Enfermagem/Favag que disponibilizou equipe para aferir a pressão arterial dos participantes da Sipat; dos estagiários Renato e Bianca, ambos do curso de Administração da Favag e a secretaria municipal de Saúde na doação dos exames de glicemia.
Comentários