Foto Oliveira Júnior
Ivonei Abade Brito, suplente de deputado estadual.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A prisão do diretor geral do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG) e ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito (PSDB), agita a política de Janaúba. Ivonei foi detido pela Polícia Federal nesta terça-feira, dia 20 de setembro, junto a nove pessoas acusadas de envolvimento com fraude em legitimação de terras na região de Taiobeiras e Rio Pardo de Minas.
Ivonei assumiu a direção do ITER-MG em 2011 e o caso era investigado desde 2007. A detenção do ex-prefeito aconteceu poucas horas depois dos aliados de Ivonei sofreram duas “derrotas” na Câmara Municipal de Janaúba, onde, na noite de ontem, segunda-feira, dia 19, a base de sustentação do prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), ex-vice-prefeito de Ivonei entre 2005 e 2008, conseguiu prorrogar a votação do projeto de eleição de diretores de escolas.
A outra “derrota” dos aliados de Ivonei foi a aprovação pela Câmara da autorização para o prefeito José Benedito contrair empréstimo de R$ 8 milhões para realizar obras a menos de um ano das eleições. Ainda na reunião de ontem na Câmara, o vereador Cláudio Fidelix (PSDB) criticou o governo do estado, que também é do PSDB, por não ajudar a administração petista, além de, há reuniões, travar guerra com o também vereador José Tarcísio Mendes (PSDB). Fidelix tem se comportado como aliado e até defende com “unhas e dentes” a gestão petista em Janaúba.
Suplente de deputado estadual, na eleição do ano passado Ivonei foi o candidato a deputado mais votado em Janaúba com 16 mil votos e, até então, considerado como nome imbatível na eleição para prefeito no ano que vem.
Resta saber agora qual o destino tomará o cenário político em Janaúba no próximo ano com esse episódio da detenção do ex-prefeito.
Comentários
Elbe Brandão é a única capaz de ser um adversário para o atual prefeito Petista...