JANAÚBA – A Comunidade Terapêutica Irmã Erlinda, em Janaúba, trabalha com dependentes químicos há 22 anos neste município, atendendo homens de todas as idades, de várias cidades do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
A fazendinha possui nove hectares de terras, sendo cerca de quatro hectares irrigados, onde produzem legumes e cereais e, no restante, criam alguns animais.
Em 2009, a administração da comunidade resolveu investir na criação de frangos da raça Caipirão, saindo do sistema artesanal com aves Caipira para criação com uso de técnicas com o Caipirão. Para isto buscou as parcerias do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e Senar Minas.
No inicio da atividade foram ministrados pelo zootecnista Carlos Roberto Raposo de Souza três cursos de Avicultura Básica na fazendinha Irmã Erlinda, onde os internos foram orientados sobre todo o processo de produção de frangos em todas as fases de crescimento das aves.
Ainda em 2009, a comunidade começou a venda de frangos, com uma média de 150 aves por mês. Em 2010, planejaram a ampliação da produção e buscaram apoio ao projeto junto à Fundação Banco do Brasil, tendo sido contemplados com a doação de um abatedouro semi-industrial.
Comentários