JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O ex-diretor do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG), Ivonei Abade Brito, continua detido em Montes Claros em decorrência da operação realizada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Federal com relação à grilagem de terras no Norte de Minas. O ex-diretor e outras oito pessoas foram detidas na terça-feira, dia 20 de setembro, por suspeita de participação no esquema de fraude de venda de terras na região.
Uma mulher que teria sido detida foi liberada no final de semana. A expectativa era de que o ex-diretor Ivonei Brito também fosse liberado. O Tribunal de Justiça de Minas negou o pedido de habbeas corpus em favor de Brito. A defesa dele tentou o relaxamento da detenção no sábado, dia 24, quando venceu o prazo de cinco dias da prisão temporária, mas a coordenação da operação solicitou novo prazo de prisão temporária como forma de aprimorar nas investigações.
A assessoria de Ivonei Abade acredita que, se não houver mais nenhum interferência da coordenação da operação, o ex-diretor do ITER-MG seja liberado na quarta-feira, dia 28, ou na quinta-feira, dia 29 de setembro.
REPERCUSSÃO
Hoje completam sete dias que o suplente de deputado estadual, ex-diretor do ITER-MG e ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade, se encontra detido. O fato ganhou repercussão em todo o estado, principalmente nos municípios onde ele foi votado em 2010 e também onde trabalhava na função de dirigente do instituto.
Foto Paulo & Galego
José Benedito e Ivonei Abade, afilhado e padrinho políticos, respectivamente. Benedito foi vice de Ivonei entre 2005 e 2008. Para 2012, Benedito poderá disputar contra o padrinho político Ivonei.
Em Janaúba é quase inevitável não ouvir ou comentar o episódio da detenção do ex-prefeito que, até então, é apontado como o nome forte para a sucessão municipal. O detalhe é que, caso não seja impedido, Ivonei poderá disputar as eleições justamente contra o seu afilhado político e sucessor José Benedito Nunes Neto que, inclusive, foi vice-prefeito de Ivonei no período de 2005 e 2008, época em que José Benedito também foi secretário municipal de Promoção Social.
No final de semana foi espalhado pela cidade um panfleto alusivo à detenção e aniversário de Ivonei (completou 59 anos na sexta-feira, dia 23 de setembro). Também no final de semana foi espalhado cópia de notícia do Ministério Público Federal que denuncia o ex-prefeito Ivonei Abade e membros da Comissão de Licitação da gestão de Ivonei e, que ainda permanece na Comissão de Licitação da gestão do prefeito José Benedito.
Comentários