Foto Oliveira Júnior
Pedreiro é uma das profissões mais contratadas em Janaúba, onde, para cada três admissões mensais de operários, duas vagas são mantidas no mês seguinte.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O município de Janaúba gerou 2.094 vagas de trabalho formais no primeiro semestre deste ano. Isso dá a média de 23 postos de trabalho a cada dois dias. O comércio e a agropecuária foram os setores trabalhistas que mais contribuíram para a oferta de emprego entre janeiro e junho de 2011.
Essa conclusão é com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado essa semana pelo Ministério do Trabalho e ao qual este blog e o Jornal da Serra Geral tiveram acesso. Numa comparação ao primeiro semestre de 2010 quando foram contratados 1.765 trabalhadores, o semestre que se passou apresentou um incremento de 18,64% na oferta de vaga de empregos em Janaúba.
Entre janeiro e junho de 2011, o comércio em Janaúba admitiu 663 funcionários contra 419 empregos ofertados pelo setor agropecuário. A construção civil contratou 376 operários no primeiro semestre deste ano, enquanto que no setor de serviços houve a admissão de 384 trabalhadores, além de 246 na indústria da transformação, entre outros setores trabalhistas.
RANKING DA PROFISSÃO
Trabalhador agropecuário é a profissão que mais teve contratação em Janaúba, no primeiro semestre deste ano. Foram 172 admissões, sendo que 38 referiram-se ao primeiro emprego. Em seguida aparece a função de vendedor de comércio varejista que teve 154 contratações – 44 de primeiro emprego – no semestre que se passou.
Servente de obras com 141 empregos e pedreiro com 113 ocupações figuram em terceiro e quarto lugares no ranking das profissões mais requisitadas pelo setor trabalhista de Janaúba entre janeiro e junho de 2011. As outras atividades que completam a lista das 10 profissões mais admitidas são: auxiliar de escritório (90 vagas), trabalhador volante da agricultura (82), cozinhador – conservação de alimentos (82), motorista de caminhão (51), ceramista (42) e auxiliar de serviços de conservação de vias permanentes (42 contratações).
Comentários