Foto Paulo & Galego
Aldimar Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais.
Mais de 280 famílias de pequenos produtores rurais dos municípios de Janaúba, Porteirinha e Jaíba, estão sendo beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a implantação de pequenos projetos comunitários de avicultura. Esta ação, segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, visa não somente criar mais uma fonte de renda, mas também diversificar a produção rural com a criação de mais empregos.
Existe uma grande demanda pela avicultura nas comunidades que estão sendo beneficiadas bem como mercado consumidor garantido, não só nas feiras livres, mas também para complementação da merenda escolar; foi o que constatou a Codevasf ao realizar estudos técnicos para implantação dessas pequenas unidades produtoras.
Após capacitar os pequenos produtores rurais que irão atuar diretamente na criação das aves em 37 unidades produtoras, a Codevasf entregou e montou em todas elas, os equipamentos e insumos necessários para início da criação dos mais de 11 mil pintinhos com um dia de nascido.
Dimas Rodrigues informou, ainda, que nessas ações estão sendo investidos mais de R$ 110 mil oriundos dos programas sociais da Codevasf, Arranjo Produtivo Local e Projeto Amanhã, que tem por finalidade implantar o desenvolvimento econômico e social sustentável por meio de ações comunitárias e no apoio aos jovens de 16 à 24 anos de idade que vivem no meio rural do vale do rio São Francisco
Em Janaúba foram implantados 10 aviários em comunidades diferentes, beneficiando 131 famílias de pequenos produtores rurais. No município de Porteirinha foram contempladas 75 famílias, também em 10 pequenas comunidades. O maior número de comunidades beneficiadas pela ação do Governo Federal, por intermédio da Codevasf, foi em Jaíba, mais precisamente no perímetro de Irrigação implantado pela Companhia. Ali estão foram construídos 17 aviários que já estão beneficiando 75 famílias de pequenos irrigantes.
Segundo o técnico da Codevasf, Paulo Roberto Correia Lima, coordenador do Projeto Amanhã em Minas Gerais, ainda este ano todas essas unidades de avicultura agora implantadas, receberão uma incubadora para produzirem suas próprias matrizes, diminuindo-se, assim, o custo do produto final. Afirmou ainda, que já no primeiro trimestre de 2012, os resultados dessa ação produtiva já poderão estar disponível para o mercado consumidor. (Fonte: Ascom Codevasf)
Comentários