FATOS E PAUTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL I
A presidente Dilma Rousseff assinou na terça-feira, dia 16 de agosto, a autorização para a implantação em Janaúba do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que tem campus em Diamantina e Teófilo Otoni. A UFVJM surgiu em 6 de setembro de 2005, mas a história dessa instituição começa em 30 de setembro de 1953 com a fundação da Faculdade de Odontologia de Diamantina, por Juscelino Kubitschek de Oliveira, e federalizada em 1960 e, depois, em 2002, se transformou em faculdades federais.
UNIVERSIDADE FEDERAL II
No final de 2007, a empresária e produtora rural janaubense Fátima Leite liderou a campanha em favor da universidade federal em Janaúba. Em 5 de janeiro de 2008 o movimento iniciou o recolhimento de assinaturas da população da região da Serra Geral de Minas. Naquela ocasião, a campanha teve o apoio da Prefeitura de Janaúba (gestão do prefeito Ivonei Abade), empresas, entidades e instituições. Em junho de 2009, Fátima Leite encaminhou correspondência ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, solicitando a criação e instalação de universidade federal na região da Serra Geral de Minas. No final de semana passada esta coluna/JORNAL DA SERRA GERAL foi informado do ato que a presidente Dilma Roussef anunciaria na terça-feira seguinte. O prefeito José Benedito Nunes Neto esteve na solenidade de assinatura dessa segunda universidade para Janaúba.
UNIVERSIDADE FEDERAL III
Deu no jornal “Estado de Minas”, edição de quarta-feira, dia 17, em matéria do jornalista Luiz Ribeiro: “A chegada da universidade federal foi muito festejada em Janaúba, cidade que se destaca na produção agrícola, em franco crescimento, com grande produção de banana e de outras frutas, por conta do projeto de irrigação do Gorutuba. O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, acredita que a implantação do campus da UFVJM vai estimular ainda mais o crescimento da cidade, que já desponta como um pólo de 16 municípios da região da Serra Geral de Minas. “Com certeza, Janaúba vai alcançar outro estágio de progresso com melhor qualificação profissional”, avalia José Aparecido.
UNIVERSIDADE FEDERAL IV
A previsão é de que nesta segunda-feira, dia 22, o geólogo, Pedro Ângelo Almeida Abreu seja reconduzido ao cargo de reitor da UFVJM. A Prefeitura de Janaúba irá disponibilizar o terreno onde será construído o campus da UFVJM que tem previsão de realizar o primeiro vestibular em agosto de 2012. Os cursos a serem instalados em Janaúba irão depender de análise da universidade e também da demanda da comunidade da região da Serra Geral de Minas.
UNIVERSIDADE FEDERAL V
No campus de Diamantina a UFVJM possui seis faculdades e 23 cursos de graduação, sendo: Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Ciências Biológicas(Licenciatura), Educação Física(Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Química(Licenciatura), Sistemas de Informação, Humanidades, Geografia(Licenciatura), História(Licenciatura), Letras/Inglês(Licenciatura), Letras/Espanhol(Licenciatura), Pedagogia(Licenciatura), Turismo, Ciência e Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.
No campus Teófilo Otoni a UFVJM possui três faculdades e 9 cursos de graduação, sendo: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática(Licenciatura), Serviço Social, Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Produção e o Procampo – curso pela formação de professores nas escolas situadas nas áreas rurais.
1ª UNIVERSIDADE DE JANAÚBA COMPLETA 17 ANOS
O anúncio da criação do campus da Universidade Federal em Janaúba ocorreu exatamente a duas semanas da comemoração do 17º aniversário da primeira universidade de Janaúba. Isso porque no próximo dia 1º de setembro completarão 17 anos da existência do campus de Janaúba da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros. Esse grande feito ocorreu em 1º de setembro de 1994 e este jornalista (Oliveira Júnior) teve o privilégio de estar presente na reunião de criação do campus Unimontes em Janaúba, ato assinado pelo prefeito Edilson Brandão Guimarães. O campus foi instalado em 1996 com o início do curso de Agronomia. Hoje, há somente três cursos: Agronomia, Pedagogia e Zootecnia.
JANAÚBA NÃO TERÁ IFET
Com a destinação do campus da UFVJM para Janaúba, o município não terá o IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) que oferece cursos técnicos e superiores, como ocorre em Salinas e em Januária, onde os colégios agrícolas foram transformados em IFET. No dia 14 de maio deste ano o JORNAL DA SERRA GERAL publicou reportagem em que o vereador Pauleca alertava que Janaúba poderia perder o IFET, cujo embrião seria a escola agrotécnica federal idealizada pelo prefeito Joaquim Maurício Azevedo, nos anos 80, e não concretizada.
Comentários