JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pelo menos 381 eleitores de Janaúba perderam o título por não comparecerem e nem justificarem a ausência nas duas últimas eleições, sendo a eleição municipal de 2008 e o 1º e 2º turnos das eleições gerais do ano passado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) cancelou 1.253 títulos de eleitores dos 16 municípios da região da Serra Geral de Minas.
Em Janaúba, dos 405 eleitores com títulos passíveis de cancelamento, 24 procuraram o cartório dentro do prazo para regularizar a situação. Mas, 381 perderam a validade do documento que lhe dão garantia para votar em eleição, por exemplo, para prefeito e vereador.
Mamonas e Gameleiras foram os municípios da Serra Geral que tiveram menos cancelamento de título eleitoral. O TRE informa que quem teve o título cancelado deve procurar o cartório eleitoral, pois o eleitor nessa situação não pode se inscrever em concurso para cargo ou função pública, além de ficar sem receber o salário, obter empréstimos em bancos e não poderá renovar matrícula em escolas, colégios e faculdades.
ONDE HOUVE O CANCELAMENTO
Conforme levantamento deste blog e do Jornal da Serra Geral, o cancelamento dos 1.253 títulos na região da Serra Geral de Minas ocorreu da seguinte forma nos 16 municípios: Janaúba, 381 títulos; Nova Porteirinha, 36; Verdelândia, 40; Porteirinha, 166; Jaíba, 146; Riacho dos Machados, 40; Espinosa, 193; Matias Cardoso, 15; Mamonas, 9; Pai Pedro, 19; Catuti, 13; Gameleiras, 7; Capitão Enéas, 69; Mato Verde, 64; Serranópolis de Minas, 21; e Monte Azul, 34 títulos eleitorais cancelados.
Comentários