FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

FALTA ÁGUA EM ASSENTAMENTO DA CEMIG

Foto Girleno Alencar

Francisco da Cruz, do assentamento Nova Esperança, mostra água com concentração de calcário.

JANAÚBA (por Girleno Alencar e Bruno Porto) – Falta de água e energia elétrica impagável. É essa a situação de cerca de 656 famílias que foram reassentadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a construção da usina hidrelétrica Irapé, em Grão Mogol, no Norte de Minas, mas que tem impacto em outras seis cidades.
Pequenos produtores agrícolas, que antes moravam na beira do Rio Jequitinhonha, foram levados para outras regiões, onde o acesso a água é precário e falta, em alguns casos, até para o consumo da família. Também existem denúncias de água contaminada com calcário, imprópria para consumo humano.
O preço da energia elétrica cobrada pelo bombeamento da água de represas ou poços artesianos vem inviabilizando a produção agrícola em algumas fazendas. O custo da água pode chegar a 8 vezes o cobrado pela Copasa.
A Usina Irapé demandou investimento da ordem de R$ 1 bilhão, com aporte de cerca de R$ 120 milhões pelo Governo Estadual. Inaugurada em junho de 2006, a usina tem potência instalada de 360 MegaWatts (MW), mas suas unidades geradoras já foram contratadas para alcançar a capacidade definitiva de 390 MW.
A responsabilidade pela infraestrutura dos assentamentos é da Cemig, que assumiu o compromisso com as famílias de colocá-las em terras com acesso abundante a água de qualidade, situação oposta à enfrentada pelos reassentados hoje. Várias famílias estão abandonando os terrenos e retornando para Grão Mogol.
No assentamento Nova Esperança, localizado na Fazenda Muquém, zona rural de Janaúba, 12, das 29 famílias, já foram embora. O motivo é a qualidade da água, com muito calcário. O líder dos reassentados, José Francisco da Cruz, não esconde sua irritação com a qualidade da água salobra.
Os dessalinizadores instalados não surtiram o efeito desejado, pois não têm capacidade de processamento do nível de concentração calcária da água da região. Quanto maior a concentração, mais “dura” é a água. A legislação brasileira estabelece o limite de 500 PPM (partes por milhão de carbonato de cálcio)para que a água seja considerada potável.
Quem tinha problemas renais, teve que ir embora. Os exames laboratoriais, segundo Francisco da Cruz, mostram que a água do assentamento tem de 950 a 1.200 de concentração de PPM. Ele sequer pode irrigar suas culturas de milho, mandioca, feijão e andu, por que a água estraga a produção, deixando um pó acinzentado.
O presidente da associação saiu de Cristália em dezembro de 2003, deixando a terra na comunidade de São Miguel, onde nasceu, para ocupar 50 hectares de terras do assentamento. Ele considera a terra de boa qualidade, mas entende que a Cemig deixou de cumprir com o que se comprometeu, inclusive com o Ministério Público: de assentar as famílias em locais com boas condições de sobrevivência.
“Nós tínhamos água de boa qualidade em nossa terra natal. Prometerem que puxariam a água do rio Verde Grande para o assentamento, mas não cumpriram. Colocaram poços artesianos, mas a água é dura. Vamos cobrar o que nos prometeram”, afirmou.
O que aliviou sua situação é que o Programa Um Milhão de Cisternas doou uma cisterna onde ele faz a captação das águas da chuvas, para usar nos meses de seca.
Em anos passados, a comunidade vinha recebendo a água trazida por um caminhão pipa da Prefeitura, mas o serviço foi suspenso. (Fonte: jornal Hoje em Dia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS