Foto Oliveira Júnior
Oficina de Mobilização para Enfrentamento da Dengue, em Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Na sexta-feira, dia 8 de abril, a Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou a Oficina de Mobilização para Enfrentamento da Dengue. Durante o encontro foram reavaliadas as ações de prevenção, mobilização e atendimento de possíveis casos. Encontros como esse, possibilitam que os profissionais de saúde se mantenham atualizados e motivados na realização do trabalho de campo que é parte fundamental no combate à dengue, especialmente a prevenção.
Foto Oliveira Júnior
Agentes comunitários de saúde e lideranças de Nova Porteirinha no enfrentamento à dengue.
Os participantes, em sua maioria os agentes comunitários de saúde, foram capacitados para repassar o conteúdo aos moradores, de modo a organizar as áreas de Atenção Primária, Assistência, Endemias/Zoonoses e Mobilização Social no âmbito municipal. Em Nova Porteirinha, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, vem realizando a intensificação do trabalho de prevenção.
Foto Oliveira Júnior
José Ribamar Lau, coordenador de Endemias da Vigilância Epidemiológica de Nova Porteirinha.
Ministrada por José Ribamar Lau, coordenador de Endemias da Vigilância Epidemiológica de Nova Porteirinha, a oficina contemplou uma carga horária de 8 horas e consistiu em palestra e atividades em grupo.
Foto Oliveira Júnior
Alfredo Prates, da GRS/Montes Claros, ressalta em Nova Porteirinha os conceitos de mobilização social.
Alfredo Prates, da Gerência Regional de Saúde/Montes Claros, explanou sobre o modelo de atenção à saúde para o enfrentamento da dengue em Minas Gerais, principalmente neste município, fatores determinantes da doença, fluxo de atendimento de pacientes, os riscos de aumento de casos para 2011 e a importância da mobilização social, que se mostra como um dos principais pilares da guerra que o Estado de Minas Gerais declarou contra a Dengue. Para Alfredo Prates, o envolvimento de cada cidadão é uma ferramenta fundamental para a busca da erradicação da doença no país.
Foto Oliveira Júnior
Profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social no movimento que traçou metas para o combate à dengue.
“Nova Porteirinha está firme no combate à Dengue, mas não esqueça que você é fundamental nessa batalha e deve eliminar água parada e cobrar dos amigos e vizinhos que tenham o mesmo cuidado em suas casas. Cada um fazendo a sua parte, essa batalha será vencida”, disse a secretária de Saúde de Nova Porteirinha, Eva das Graças Soares.
Foto Oliveira Júnior
Médico José Ricardo Borém orienta sobre o atendimento à paciente com dengue.
A mobilização ainda contou com explanação do médico José Ricardo Pimenta Borém, que discorreu sobre os sintomas da dengue e os procedimentos a serem tomados diante de um paciente com dengue.
Foto Oliveira Júnior
Profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social no movimento que traçou metas para o combate à dengue, em Nova Porteirinha.
Também houve interação com profissionais das áreas de Saúde e de Assistência Social do município de Nova Porteirinha e o intercâmbio com Idalice Martins, Coordenadora de Educação em Saúde no município de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Agentes comunitários de saúde de Nova Porteirinha no enfrentamento à dengue.
Foto Oliveira Júnior
Mobilização para Enfrentamento da Dengue, em Nova Porteirinha.
Comentários