BELO HORIZONTE (por Andressa Resende) – As ações empreendidas em Minas Gerais relativas ao Transporte Ferroviário serão discutidas em uma Audiência Pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O deputado estadual Luiz Henrique Maia, que considera inegável a importância do transporte ferroviário para a integração do país, solicitou a audiência para acompanhar e debater, juntamente com autoridades, como o superintendente da Sudene, Paulo Fontana; o Secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck; soluções para esta questão.
O Brasil possui uma malha férrea que, atualmente encontra-se sub utilizada e, em alguns casos, sucateada, e a maior parte desta extensão ferroviária nacional encontra-se na região Sudeste, onde Minas Gerais e São Paulo têm, cada um, cinco mil quilômetros de ferrovias.
O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes com elevada eficiência energética, maior segurança, menor índice de acidentes e incidência de furtos e roubos. “As ferrovias têm papel fundamental na redução de custos no transporte de grandes cargas a longas distâncias e no resgate do transporte ferroviário de passageiros, de interesse regional, isso sem falar que vai contribuir para a redução de acidentes nas rodovias”, defende Luiz Henrique.
O deputado aposta no transporte ferroviário intrarregional, na otimização dos corredores existentes e na implantação de novos trechos, para tornar Minas Gerais mais competitiva dentro da estratégia de comercialização nacional e internacional. “O Brasil precisa investir pesado no modal ferroviário e hidroviário, em estrutura portuária e em navegação de cabotagem”, conclui.
Comentários