Foto Divulgação
Rio Verde na cidade de Verdelândia.
VERDELÂNDIA (por Daniel Olímpio) – Verdelândia será contemplada com grande projeto de revitalização de trecho do Rio Verde que corta a cidade, desenvolvido e proposto pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A aprovação do projeto se deu essa semana, durante a 30ª reunião ordinária do Fhidro - Grupo Coordenador do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais.
O objetivo do projeto é realizar um inventário florestal de toda a Área de Proteção Permanente (APP), que ocupa área de 184 hectares. Será feita averbação de reserva legal em 67 propriedades e o cercamento da APP, com previsão de 37 quilômetros de cerca. Será feito o reflorestamento de 35% da mata ciliar com plantio de cerca de 50 mil mudas. Serão construídos, ainda, 91 módulos sanitários para a população que mora no entorno do projeto com previsão de construção de fossa séptica. Para executar o projeto serão gastos R$ 1,43 milhão, sendo que R$ 1,18 milhão oriundos do Fhidro.
Ações de educação ambiental também são parte integrante do projeto. O objetivo é mostrar como se dará o processo de revitalização do rio, os benefícios que trará ao município e à região, além de mostrar a importância de se conservar este recurso tão importante à vida.
Segundo Jackson Madureira, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Verdelândia, o projeto tem a importância de melhorar a qualidade da água do Rio Verde no município, e ainda conscientizar a todos para que cuidem da Bacia do Verde Grande.
O projeto de revitalização do rio foi o único projeto do Norte de Minas a ser aprovado. A aprovação veio depois de longo e árduo trabalho da equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Verdelândia, que realizou extensa pesquisa de campo para viabilizar a execução do projeto.
A conquista foi mais um importante feito que o prefeito Wilton Madureira trás para a população. A questão ambiental vem sendo tratada por sua gestão com máxima prioridade, crendo que não há desenvolvimento de uma cidade sem a preocupação com o meio ambiente. Além deste projeto, outras conquistas do município merecem destaque, como o aterro controlado, um dos poucos existentes na região; o esgotamento sanitário e construção de unidade de tratamento de esgoto; construção de barragem na Comunidade do Amargoso; além disso, o Codema – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Verdelândia – vem discutindo questões ambientais e atuando como conscientizador, propondo soluções e ações para melhoria do meio ambiente no município.
Comentários