Um forte tsunami, gerado por um terremoto de magnitude 8,9, matou ao menos 300 pessoas em Sendai, na costa nordeste do Japão, a cidade mais atingida pelo tremor, na madrugada desta sexta-feira, dia 11 de março (no Brasil).
As fortes ondas varreram barcos, carros e casas, gerando ainda incêndios em diversas aéreas.
O tremor está sendo considerado o pior a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19 No início da tarde desta sexta-feira, dia 11 de março, mantive contato com o jornalista montesclarense Luís Carlos Novaes, em Montes Claros, que tem uma filha que mora no Japão.
A jornalista Morena Braga Novaes trabalha numa cidade japonesa que foi atingida pelos tremores de terra. A norte-mineira Morena Novaes passa bem. Morena foi minha colega na Faculdade de Comunicação Social/Jornalismo.
Além de atingir o Japão, existem alertas de tsunami para todo o oceano Pacífico, incluindo para países da América do Sul e Central, Canadá, Alasca e toda a costa oeste dos Estados Unidos.
NOVOS TREMORES NO JAPÃO
Dois fortes terremotos de magnitude 6,2 e 6,1 atingiram a costa do Japão, pouco mais de 12 horas depois de um forte abalo de magnitude 8,9 ter causado um tsunami que devastou áreas no nordeste do arquipélago e causou centenas de mortes.
Os tremores ocorreram com um intervalo de três minutos entre eles, segundo a Serviço Geológico dos EUA, às 3h59 e 4h02 locais deste sábado (15h59 e 16h02 locais de sexta em Brasília).
O abalo de magnitude 6,2 ocorreu a uma profundidade de 1 km, bastante rasa.
Comentários