Foto Paulo & Galego
Carnaval em Janaúba não terá show em trio elétrico, como o realizado em fevereiro de 2008.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pelo terceiro ano consecutivo, o nome do carnaval de Janaúba será mudado. Depois de 8 anos com o nome “Jana-folia”, o carnaval em Janaúba recebe nomes diferentes nos últimos três anos. De “Janalegria”, em 2009, passou para “Janaxé”, em 2010, e, agora, deverá ser “Carnaval para todos”. Além do nome, o carnaval de Janaúba terá alteração no local e no formato. Essa mudança foi anunciada pela prefeitura, ontem, segunda-feira, dia 24 de janeiro.
A prefeitura pretende realizar nos próximos dias a licitação visando a organização do carnaval janaubense, mas já definiu as mudanças na estrutura de circuito do carnaval. A Câmara de vereadores aprovou a criação desse circuito na avenida Prefeito Edilson Brandão (Beira-Rio), no complemento da BR-122, em frente à praia Copo Sujo, no rio Gorutuba. No entanto, neste ano, a prefeitura decidiu não acatar a aprovação do poder Legislativo.
Sem camarote, trio elétrico e bloco com a vestimenta do abadá, o carnaval desta cidade retornará, após uma década, para a avenida Manoel Atayde, entre a rua João XXIII e avenida Presidente Kennedy. Nesse local será instalado um palco onde bandas (ainda não definidas) se apresentarão. Também haverá concentração pública na chamada “Savassi Gorutubana”, entre as ruas Inhumas e Francisco Sá, com um palco e bandas ainda a serem contratadas.
CARNAVAL DE JANAÚBA
Desde 1989 o carnaval em Janaúba tem sido de grande dimensão, inclusive na profissionalização da organização. Nesse ano, na gestão do prefeito Dimas Rodrigues foi instituído o carnaval “40 Graus” – nome mantido por 4 anos – com a “descoberta” da não tão menos famosa praia “Copo Sujo”, e a concentração noturna na avenida Manoel Atayde e na “Savassi Gorutubana”.
Na gestão do prefeito Edilson Brandão, em 1993 e 94, foi denominado de carnaval “Em cima da hora” e “25 horas”, que manteve a mesma estrutura noturna e instituição da praia “Ilha de Caiçara”. Os nomes da folia mudaram na gestão de Pedro Roberto de Menezes Neto (1995 e 96) e de Vivi Cruz (97 a 2000), mas mantiveram o estilo da organização criado por Dimas e Brandão.
A partir de 2001, na gestão do prefeito Ivonei Abade, foi denominado de “Janafolia” e a concentração noturna foi transferida para a avenida Beira-Rio, com camarotes, arquibancadas, trio elétrico, desfile, bloco com abadá e palco. Além do aproveitamento das praias “Copo Sujo” e “Ilha de Caiçara”, e ainda da estrutura do balneário proporcionado pela barragem Bico da Pedra.
O nome “Janafolia” foi mantido nos dois governos de Ivonei, de 2001 a 2008. Mas, em 2009, o prefeito José Benedito Nunes Neto – foi vice de Ivonei de 2005 a 2008 – alterou o nome do carnaval e manteve o mesmo formato e local. Isso também ocorreu no ano passado, que, novamente, teve o nome mudado. Já para este ano, a atual administração abandona o estilo adotado no governo de Ivonei e deverá usar outra denominação para o carnaval janaubense.
Comentários
O próprio Terezo Bogéa (nome estranho)poderá continuar comentários os textos neste blog, desde que se atenham ao princípio do respeito, ou seja, democracia com educação.
Renato Lacerda.
só vai ter briga nesse carnaval
JA FOI-SE O TEMPO Q JANAÚBA TEVE CARNAVAL..