JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Amanhã, quarta-feira, dia 22 de dezembro, a política eleitoral de Janaúba poderá ganhar novos embates. A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal servirá de base para a definição dos rumos quanto à eleição municipal a acontecer em outubro de 2012. Na verdade, o embate partidário ocorre desde o dia 1º de janeiro de 2009 quando o grupo da situação articulou de maneira a impedir que o vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, fosse eleito presidente da Câmara.
Pelo jeito, a mesma atitude ficou evidenciada neste ano, pois meses atrás o vereador Pauleca teria manifestado interesse em disputar a presidência da Câmara e, mais uma vez, os “articuladores” têm criado mecanismo para não deixar que Pauleca seja presidente. Isso é estranho e nos leva a refletir: por quê será que “eles” têm medo de Pauleca?
Enquanto esses “articuladores” vivem impedindo a ascensão do vereador Pauleca, outros vereadores demonstram interesse em perpetuar na mesa diretora da Câmara de Janaúba e, para isso, eles conseguem, pelo menos é o que se nota, o apoio desses “articuladores”.
Dos quatro vereadores que compõe a mesa diretora, três estão no poder da mesa diretora há dois anos consecutivos e, acreditem, querem mais um ano ou dois anos.
A atual mesa diretora da Câmara de Janaúba tem a seguinte composição: Leobino presidente; Ivan vice; Dodô primeiro secretário; e Zacarias, segundo secretário. O detalhe é que três desses quatro vereadores da mesa diretora fizeram parte da mesa diretora de 2009 que teve a seguinte composição: Rosa, presidente; Zacarias, vice; Leobino, primeiro secretário; e Ivan, segundo secretário.
Ou seja, dependendo do resultado da eleição de amanhã, dia 22, Leobino poderá ficar três anos seguidos na mesa diretora, o mesmo poderá acontecer com os vereadores Zacarias e Ivan, enquanto que Dodô poderá continuar dois anos consecutivos na mesa, e Rosa poderá retornar à mesa diretora.
Comentários