Parte da frota do SAMU da cidade de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas.
MONTE AZUL – Com a proposta de ampliar o acesso da população aos seus serviços, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Macronorte instalou mais três bases no Norte de Minas: Espinosa, Monte Azul e Januária.
Com a regionalização do serviço, desde a criação da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, em janeiro de 2009, a distribuição das bases do SAMU foi definida a partir de um estudo minucioso, que considerou a densidade demográfica e a distância entre as localidades, de forma que todos os municípios fossem atendidos.
Para superar esses obstáculos, o coordenador médico do SAMU, Enius Freire Versiani explica que o envolvimento dos gestores, da coordenação técnica e dos representantes de hospitais, conselhos municipais de saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, através do Comitê Gestor, foi decisivo. “A integração de todos esses atores possibilitou a estruturação da Rede de forma sólida, pois se alicerça nos pilares da discussão democrática, com embasamento técnico-científico, respeitando os direitos dos cidadãos”, salienta
BASE DE ESPINOSA
Funcionando desde julho último, a base de Espinosa é composta por 5 profissionais técnicos de enfermagem e 5 condutores-socorristas e uma Unidade de Suporte Básico (USB) e atende o município de Espinosa, que possui 31 mil habitantes, conforme censo IBGE 2010.
A base está estrategicamente localizada a fim de atender também os possíveis acidentes de trânsito da BR 122, que começa próximo à Montes Claros (trevo com a BR-251), passa por Janaúba, Porteirinha, Monte Azul e segue até Espinosa, na divisa com o estado da Bahia, e finaliza no estado do Ceará. A média mensal de chamados registrados na base é de 80 ligações e 30 atendimentos com ambulância.
BASE DE MONTE AZUL
Em Monte Azul, a base do SAMU iniciou pleno funcionamento em setembro de 2010, com a mesma estrutura da base de Espinosa e atende à população do município, que possui 22 mil habitantes, conforme censo IBGE 2010, além do município de Mamonas (6 mil habitantes), a 18 quilômetros. A média mensal de chamados é de 35 ligações e 10 atendimentos com ambulância.
BASE DE JANUÁRIA
A base do SAMU funciona desde outubro passado no município e conta com duas ambulâncias: 1 Unidade de Suporte Avançado (USA) e 1 Unidade de Suporte Básico (USB). A equipe é composta por 5 médicos, 5 enfermeiros e 5 profissionais técnicos de enfermagem.
A base cobre o município de Januária, que possui 65 mil habitantes, conforme censo IBGE 2010. A cobertura vai desde Januária até os municípios de Miravânia e Montalvânia, próximos à divisa com a Bahia. A média mensal de chamados é de 215 ligações e 100 atendimentos com ambulância.
CONDUTORES-SOCORRISTAS.
O coordenador de enfermagem do SAMU Macronorte, Frederico Willer, explica que a USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente.
Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata.
Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro. “Em ambos os casos, os resgates seguem o Protocolo de Suporte Básico de Vida. Todas as unidades são monitoradas, sendo possível conhecer a localização e a rota durante o deslocamento”, ressalta o enfermeiro.
SAMU MACRONORTE
O SAMU Macronorte é o ordenador da urgência e emergência na Macro Norte. Composto por uma central de regulação de urgências que garante escuta médica 24 horas por dia, o SAMU presta atendimento à população dos 86 municípios que compõem a Macrorregião Norte.
Atualmente, o SAMU Macronorte conta com 40 unidades de Suporte Básico e 07 Unidades de Suporte Avançado, distribuídas estrategicamente em 37 bases, e um helicóptero, em parceria com a Polícia Militar, para casos de acidentes de grandes proporções nas rodovias e resgates em locais de difícil acesso. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Rede de Urgências Norte - CISRUN / SAMU Macronorte).
Comentários