Foto Oliveira Júnior
A farmácia pública de Nova Porteirinha será em moderna e sede própria.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Nesta terça-feira, dia 21, o município de Nova Porteirinha completa 15 anos de emancipação política administrativa. O prefeito Wilmar Soares decidiu festejar a data no princípio de 2011 quando então fará entrega de importantes benefícios para a população, pois duas obras na área de saúde estão em fase de conclusão.
A cidade receberá uma unidade básica de saúde e a sede própria e ampla da farmácia pública. “Neste ano (2010) inauguramos a rodoviária e dentre outros benefícios entregamos à comunidade da Colonização Três a unidade básica de saúde e na Colonização Dois colocamos, juntamente com os parceiros, a unidade de beneficiamento de mel”, explicou o prefeito ao enumerar os investimentos na área de saúde pública e também no apoio aos pequenos agricultores.
Foto Oliveira Júnior
Prefeitura de Nova Porteirinha constrói unidade de saúde no bairro Califórnia.
Em 21 de dezembro de 1995, Nova Porteirinha se emancipou. De lá para cá a cidade tem obtido conquistas. Wilmar ressalta o dinamismo da administração e a participação ativa da população nas ações de progresso do município. Hoje, Nova Porteirinha é uma referência no Ensino na região da Serra Geral de Minas, inclusive se tornando um pólo universitário. A conquista do Selo UNICEF, recebido recentemente, coloca Nova Porteirinha em situação vantajosa quanto à assistência da população na área de saúde, educação, esporte, cultura, no aspecto social e econômico.
HISTÓRIA
Em 8 de outubro de 1982, o povoado de Nova Porteirinha ganha categoria de distrito do município de Porteirinha. Nova Porteirinha fazia parte da fazenda “Gameleira” de propriedade de Bertholino José Serafim, o qual juntamente com seus filhos e genros Geraldo Dias dos Santos e Domingos Pereira dos Santos, “idealizaram” Nova Porteirinha.
Em janeiro de 1969, foi planejado o primeiro loteamento e o estabelecimento dos primeiros moradores. A professora Venância dos Santos Lima, filha de Bertholino, foi uma das primeiras moradoras de Nova Porteirinha, construindo casas, doando lotes, dando nome a ruas e transferindo a escola Afonso Pena da sede da fazenda para o referido lugar que estava começando.
Perenizar o rio e regularizar a vazão do Gorutuba, através da construção da barragem Bico da Pedra, concluída em 1977, representou esforço de minimização da estiagem e forte estímulo à agricultura irrigada regional formando um pólo irradiador.
Depois, a desapropriação das terras, o assentamento de colonos e o assentamento empresarial, estavam cravados o marco decisivo da história recente de Nova Porteirinha.
Comentários