Foto Divulgação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRlnAPyq01D60X2DUxgmxWQ7xpycjxCqK-ZSUuu6F28nkysE72-6hSg3tX8qfFvoSXvgTd-EMDxC0awC3Vqpf5-M7mIPe1uw67sQ5eF6pYbNoa4-uyVdzw5iYeMAp_cOronBsKknnv6Pyg/s320/image001.jpg)
Touro Quark era um dos melhores reprodutores da Colonial Agropecuária.
JANAÚBA – O reprodutor Quark COL morreu na manhã dessa terça-feira, dia 21, aos 15 anos de idade. Originário do plantel da Colonial Agropecuária, Quark COL foi um dos primeiros a compor a bateria de reprodutores com Avaliação em Sumários da Alta Genetics.
Um reprodutor de capacidade genética provada, Quark era líder e Top em todos os sumários nacionais, além disso, com alto grau de confiabilidade concedido pelos mais de 200 mil filhos espalhados pelos rebanhos de nelore do Brasil, onde contribuiu efetivamente para o melhoramento genético.
Produziu e comercializou 230 mil doses de sêmen com faturamento de R$ 4,6 milhões de reais.
Para Marcos Labury, gerente de produtos de corte da Alta, o reprodutor era um ícone do melhoramento genético brasileiro: “Quark une todas as características importantes para o melhoramento genético, como habilidade materna, crescimento, rendimento de carcaça, fertilidade e precocidade sexual” avalia.
Para José Aparecido Mendes, diretor da Colonial Agropecuária, o melhoramento genético de gado de corte nacional perde sua grande mola propulsora, capaz de gerar resultados econômicos à atividade pecuária brasileira, comprovado pelo seu excepcional resultado nos marcadores moleculares – DNA.
Quark ingressou na bateria de reprodutores da Alta em 1997, tendo gerado um faturamento superior a R$ 4 milhões de reais em comercialização de sêmen, estando entre os maiores de toda a história da inseminação artificial brasileira.
Entre os mais de 15 filhos famosos do touro Quark COL estão Dakota SS, Exótico Santa Marina, Fenômeno COL, Fio de Naviraí, Garoto de Naviraí, Hellion FIV COL, Hiran de Naviraí, Jalisco de Naviraí, Nevi da EAO, 4605 da Perdizes, Paint Futuro, 7308 da Perdizes, dentre outros, além dos netos Hércules COL, HD COL, CEN Ojango, REM Takeo.
O reprodutor Quark COL estava em coleta na central de produção e tecnologia de sêmen da Alta, em Uberaba-MG, e foi transferido na tarde do dia 20 de dezembro para o hospital veterinário das Faculdades Associadas de Uberaba, onde morreu. Deixa estoque reduzido de sêmen para o mercado. (*Ascom da Colonial Agropecuária).
Comentários