A Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – do Estado de Minas Gerais concorreu ao 9º Prêmio Furnas Ouro Azul. Projetos desenvolvidos pela empresa venceram em duas categorias, conforme resultado divulgado na quarta-feira, dia 1º de dezembro.
Na categoria Empresa Pública, o vencedor foi o Projeto de Recuperação e Preservação de 40 Sub-bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes do Rio São Francisco, desenvolvido pela Emater em parceria com a Ruralminas.
O Grupo de Ação Ambiental Guaxinim, coordenado pelo escritório da Emater em Arcos, no Centro-Oeste de Minas, venceu na categoria ONGs e Associações Comunitárias. Esse grupo é presidido pelo gorutubano Zenaido Fonseca, engenheiro agrônomo da Emater em Arcos. Zenaido é irmão do Padre Eliezer da Fonseca, da Diocese de Janaúba.
O nome do projeto é: Grupo de Ação Ambiental Guaxinim promovendo a conservação da água, solo, biodiversidade e a vida na perspectiva da educação ambiental prática visando à melhoria da qualidade de vida em nosso planeta Terra.
Comentários
Eu padre Eliezer louvo e agradeço ao Criador, pelo bom trabalho que o Zenaido vem desenvolvendo em favor da criação enquanto dom que Deus colocou em nossas mãos e que precisa de estar a serviço da vida para todos. Hoje estou aqui na Amazônia com os índios Baniwa. Zenido já esteve por aqui prestando serviços na realização de projetos da cultua baniwa no rio Içana, realizou uma boa parceria com a ong guaxinim
Que tem marcado presença significativa aqui na amazônia.