JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Meu futuro presidente”. Essa frase foi dita pelo vereador Leobino Antunes de Bem (PSC), na noite de quarta-feira, dia 20 de dezembro de 2006, minutos antes da última reunião ordinária da Câmara Municipal de Janaúba. Ele referia-se ao vereador Jésus Magno Rodrigues da Silveira (PSB), o Jésim do Quem Quem, a quem cumprimentava, na véspera da eleição da mesa diretora. 24 horas depois, Leobino não foi à reunião da eleição. Outros três vereadores também fizeram o mesmo. O boicote envolveu os vereadores da oposição.
O vereador e atual vice-presidente da Câmara, Jésim do Quem Quem foi eleito presidente para o ano 2007. Ele obteve 100% (6 votos) da votação. A Câmara de Janaúba possui 10 vereadores. “Estou alegre pela eleição, mas triste ao ver cadeiras (quatro) vazias de colegas que estão aqui no dia-a-dia, porém ausentes nesta reunião, num descumprimento ao regimento interno”, declarou o novo presidente que no pronunciamento se emocionou e chorou ao agradecer a família.
OPOSIÇÃO EM QUEDA
Jésus Magno vai suceder o vereador Valério Dias (PPS) na presidência. Além de Jésus Magno, a mesa diretora da Câmara em 2007 será composta pelos vereadores Elza de Freitas Nogueira (atual secretária) na vice-presidência, Jaime Lacerda de Oliveira (PSDB) na função de 1º secretário, e João de Oliveira Santos, reeleito para a função de 2º secretário.
Além dos quatro eleitos, participaram da eleição os vereadores Valério Dias e José Tarcísio Mendes (PSB), que é o corregedor da Câmara. Numa forma de boicote, os ausentes foram os vereadores Gilson Medeiro (PDT), Leobino de Bem, Marluce Alves (PFL) e Samuel Brito (PMDB), todos os quatro integram o grupo da oposição.
A bancada que dá sustentação ao prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) – em segundo mandato – não perde eleição da mesa diretora há sete anos. (Texto publicado no jornal O Norte em 23 de dezembro de 2006).
Comentários