Foto Waldemiro Miranda
O superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues; o prefeito de Porteirinha, Juracy Freire; e o vereador Roger Mendes, assinam o convênio para a melhoria nas estradas do município.
MONTES CLAROS (por Waldemiro Miranda) – A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deverá iniciar nos próximos dias a recuperação de aproximadamente 14 quilômetros de estradas vicinais no município de Porteirinha. O convênio para execução dessa obra, que será concluída em, no máximo, 240 dias, foi assinado na manhã desta sexta-feira, dia 17 de dezembro, na sede da Codevasf, em Montes Claros.
O ato de assinatura do convênio foi acompanhado pelo superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, e pelo prefeito de Porteirinha, Juraci Freire Martins, que estava acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Porteirinha, Roger Mendes. Também participaram dessa solenidade os engenheiros da Codevasf, Fernando Brito, chefe de gabinete, e Francisco Wellington e, ainda, a equipe jurídica da companhia.
Segundo Dimas Rodrigues, será investido nessa obra o montante de R$100.819,82 , com contrapartida municipal de R$5.819,82, e o restante com recursos oriundos de emenda parlamentar ao orçamento da Codevasf.
Para o superintendente, é de suma importância esse tipo de parceria entre o Governo Federal e lideranças politicas na busca de melhores condições de vida para o homem rural, nesse caso, implantando obras estruturantes para permitir o escoamento da produção rural, principalmente em épocas de chuvas, quando grande parte da produção, por falta de estradas em boas condições de tráfego, não tem condições de chegar ao mercado consumidor.
O prefeito Juraci Freire, ao falar sobre a importância dessa obra, fez questão de frisar que serão beneficiados, diretamente, mais de 1.300 pequenos produtores rurais, que fazem uso da estrada a ser recuperada, para escoamento de sua produção, principalmente a leiteira. Essa estrada é a única via de acesso à um dos pontos turísticos mais visitados na região da Serra Geral, que é a Cachoeira do Serrado, além de passar pelas comunidades de Pau Preto, Suzana e Lagoa Escura. Só nos finais de semana e feriados, são mais de 200 veículos de passeio que transitam por essa via à procura de áreas de lazer na cachoeira do Serrado, foi o que afirmou o prefeito de Porteirinha.
Comentários