Foto Paulo & Galego
Cidade de Janaúba completa 62 anos de emancipação neste 27 de dezembro.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com 66 mil habitantes distribuídos em 18 mil residências, média de 3,66 pessoas por família, o município de Janaúba completará 62 anos de emancipação político-administrativa amanhã, segunda-feira, dia 27 de dezembro. Para festejar a data, o prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) fará a inauguração de algumas obras nas áreas de saúde, educação, social e infra-estrutura.
Janaúba foi emancipado em 27 de dezembro de 1948 – mesma data da emancipação de Contagem – quando então pertencia ao município de Francisco Sá. Antes de se transformar em município, Janaúba era conhecida como Gameleira devido a existência de muitas árvores gameleiras na comunidade. A escolha pelo nome de Janaúba levou-se em consideração a presença da planta janaúba, também conhecida como algodão de seda, que expelia uma película que infestava toda a comunidade.
A cidade de Janaúba surgem pela margem esquerda do rio Gorutuba, principal recurso hídrico do município e responsável pela formação da barragem Bico da Pedra – construída 32 anos atrás – que constitui um dos mais importantes pontos turísticos do interior de Minas Gerais.
OBRAS E PRESENTES
Para comemorar o 62º aniversário de Janaúba, o prefeito José Benedito fará a entrega de 66 casas às famílias de baixa renda, no bairro São Lucas. Esse ato será amanhã, às 9h30. Ás 10h30 está prevista a inauguração de uma unidade de saúde – construção iniciada no mandato do prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) e concluída na atual gestão – no bairro Saudade. Também haverá a entrega de módulos sanitários e ainda um telecentro, no bairro Novo paraíso. Também haverá o sorteio de presentes para algumas famílias de baixa renda.
Comentários