Foto Oliveira Júnior
Maria Senhora de Jesus é uma referência no grupo de idosos de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A promoção humana em vários aspectos sociais é uma das metas em execução pela Prefeitura de Nova Porteirinha, na gestão do prefeito Wilmar Soares. E isso tem possibilitada a cidadania para as pessoas da melhor idade, conhecida como idosas. A maioria dos idosos de Nova Porteirinha já não vive mais no anonimato, ou melhor, eles estão unidos e conhecedores dos próprios direitos.
A melhor idade é sempre a atual. Que o digam os freqüentadores do Grupo de Convivência Viver Melhor, de Nova Porteirinha. Quinzenalmente eles se reúnem para aprimorarem as experiências e um agradável bate-papo. As brincadeiras são inevitáveis o mesmo acontecendo com os interessantes causos. Cada um se comporta da maneira que é, porém, todos com o mesmo objetivo: viver melhor. Os idosos são acolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
Aos 84 anos completados em setembro, Maria Senhora de Jesus é uma referência do Grupo de Convivência Viver Melhor, de Nova Porteirinha. Vinda da roça, onde labutava com a enxada para ajudar no sustento da família, Maria Senhora não esconde a felicidade quando vai às reuniões do grupo. “Aqui é bom demais. Tem muita alegria e diversão”, disse a octogenária que é a mais velha da turma.
Ao enaltecer a atuação da equipe do CRAS, Maria Senhora cita que foi através do grupo de convivência e do apoio do CRAS que ela aprendeu a conversar com e conhecer as pessoas. “Mim sinto mais nova”, diz Maria Senhora em tom de brincadeira ao revelar que, por intermédio do grupo, conheceu muitas coisas, dentre elas o clube do Abip, em Janaúba, onde se divertiu com a dança do pote, tradição da região, além de visitar o asilo, também em Janaúba. Maria Senhora, sempre sorridente, deseja ter saúde e felicidade para ainda cuidar bem dos filhos e dos bisnetos.
Quem também elogia a atuação da equipe técnica do CRAS de Nova Porteirinha e a importância do Grupo de Convivência Viver Melhor é Francisco Alves da Cruz, 70 anos, e José Gomes de Brito, 73 anos. “Tenho aprendido muito aqui. Somos valorizados quanto aos nossos direitos”, citou Francisco Alves que está no grupo há pouco tempo, mas gosta da convivência coletiva. “Aqui se diverte e tem prosa boa com todos”, completa José Gomes para quem o grupo faz com que as pessoas tenham conhecimento e amplia a amizade.
A secretária de Assistência Social do município de Nova Porteirinha, Ana Cláudia Cruz, explica que todos os objetivos do CRAS e do Grupo de Convivência Viver Melhor visam proporcionar melhor qualidade de vida e acesso aos direitos. Os idosos ainda participam de atividade física duas vezes por semana com a educadora física Fernanda, e periodicamente de atividades de lazer.
Comentários