JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A tradição de chuva no dia de Finados em Janaúba foi mantida e fez com que o mês de novembro iniciasse com chuva para desfazer da estiagem que predominava no município, apesar de chuva fina em alguns dias de outubro. Somente na terça-feira, 2, dia de Finados, choveu mais do que o mês passado todo.
Conforme este blog apurou junto ao Instituto Nacional de Meteorologia, nos cinco primeiros dias de novembro choveu o correspondente a 46,8 milímetros nas cidades de Janaúba e Nova Porteirinha. Esse período chuvoso começou na noite de domingo, dia 31, e prosseguiu até a manhã de segunda-feira, 1º, totalizando 19,2 milímetros. Na madrugada de terça-feira, dia de Finados, choveu 21,2 milímetros. Ainda houve um milímetro na quarta-feira e 5,4 milímetros na quinta-feira, dia 5.
Em outubro o índice pluviométrico foi de 19,7 milímetros, correspondente a chuva em seis dias com períodos de estiagem entre três e nove dias. No dia 1º de outubro choveu o equivalente a 8,4 milímetros. A chuva do mês passado correspondeu a 10% da chuva de outubro de 2009.
OUTRAS CIDADES
Em Espinosa o índice pluviométrico registrado em outubro foi 19,9 milímetros e 45,2 milímetros entre o dia 1º e essa sexta-feira, dia 5. Em Monte Azul choveu 30,3 milímetros nos cinco primeiros dias de novembro (em outubro foram 7,5). No distrito de Mocambinho, no Projeto Jaíba, entre os municípios de Jaíba e Matias Cardoso choveu 58,1 milímetros em outubro e 40,3 neste mês.
Em Montes Claros o índice pluviométrico acumulado de novembro é 154,3 milímetros até a manhã dessa sexta-feira, dia 5. No mês de outubro choveu 85,7 milímetros em Montes Claros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia a quantidade de chuva em outros municípios do Norte de Minas foi: em Januária, 33,2 milímetros (29,3 em outubro); Pirapora, 31,5 mm (114,8 mm em outubro); Salinas, 57,6 mm em novembro e 25,6 mm em outubro.
BARRAGEM BICO DA PEDRA
O nível de água da barragem Bico da Pedra, nas cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, subiu cinco centímetros entre o dia 28 de outubro e essa quinta-feira, dia 4. No mês passado o volume de água da represa teria diminuído em 45 centímetros. Nessa quinta-feira, dia 4, a quantidade de água na barragem Bico da Pedra estava 2,10 metros abaixo em relação ao dia 04 de novembro de 2009.
Comentários