MONTES CLAROS (por Girleno Alencar) – O Norte de Minas vai garantir um processo de educação quilombola para 27 mil alunos da rede pública de ensino de 18 municípios da região, através de cursos de capacitação, que serão ministrados em cinco núcleos, totalizando 898 professores das cidades envolvidas, pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento Educacional de Montes Claros (Funadem), vinculada à Faculdade Iseib.
Na quarta-feira, dia 3 de novembro, foi realizado um encontro com os secretários municipais de Educação dos municípios envolvidos, quando foi definido o cronograma das atividades. A capacitação é autorizada pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada (Secad), para atender os professores da educação básica das áreas remanescentes de quilombos.
Felipe Oliveira, presidente da Funadem, lembra que, pela primeira vez na história do Brasil, comunidades quilombolas serão beneficiadas com uma educação especial que enfatize seus valores sociais e culturais. Os municípios beneficiados são Catuti, Chapada Gaúcha, Cristália, Francisco Sá, Gameleira, Jaíba, Janaúba, Januária, Manga, Matias Cardoso, Monte Azul, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, São Francisco, São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia.
A professora Antônia Soares explica que o objetivo é qualificar os professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos, visando valorizar os valores étnico-raciais na escola e proporcionar instrumentos teóricos e conceituais necessários para compreender e refletir criticamente sobre a educação desses núcleos populacionais.
A secretária municipal de Educação de Janaúba, Ébia Lopes, observa que o município abrange a comunidade quilombola “Os Gorutubanos” e está se preparando para atender esta demanda. Lembrando que as comunidades rurais de Jacaré Grande e Vila Nova dos Poções foram incluídas no projeto nacional que prevê uma escola quilombola em Jacaré Grande, mas ainda aguarda a liberação dos recursos para dar início às obras.
Para Fátima Aparecida Azevedo Barbosa, secretária-adjunta municipal de Educação de Francisco Sá, a comunidade de Poções será atendida pelo município através deste projeto.
A Funadem, que vai coordenar todo o processo de capacitação, foi fundada, em 2003, pela professora Antônia Soares Silveira e Oliveira e pelos empresários Felipe e Victor Oliveira, com o objetivo de coordenar projetos sociais e dar apoio às atividades de pesquisa e extensão da Faculdade Iseib, de Montes Claros, Betim e Belo Horizonte, além da Faculdade Facige de Montes Claros. Antônia Soares salienta que a proposta do curso é diferenciada, pois, além da parte teórica acadêmica, a prática será realizada junto às comunidades quilombolas.
Felipe Oliveira explica que a instituição desenvolve projetos que atendam crianças, adolescentes, idosos e seus familiares em situação de vulnerabilidade e de quase risco social, na perspectiva de fortalecer a Proteção Social Básica, executando ações de qualificação social e profissional, tendo em vista a Política Nacional de Assistência Social.
Comentários