Foto TV Alterosa
Cemitério de Montes Claros.
MONTES CLAROS (Ilson Gomes/TV Alterosa) – No dia de finados, uma notícia que parece de outro mundo: mortos estão sendo despejados dos cemitérios de Montes Claros. A decisão foi da prefeitura diante da falta de vagas para enterrar os corpos.
Para que cerca de 120 pessoas sejam enterradas por mês nos dois cemitérios da cidade, é preciso desocupar algumas covas. Em alguns dias, até dez são reabertas. A prefeitura afirma que o procedimento é legal. "A gente faz a exumação, recolhe os ossos da pessoa que está sepultada e leva para o ossário identificada", afirma Wesley Andrade, Gerente de Cemitérios de Montes Claros.
Os dois cemitérios da cidade têm juntos um área de 98 mil metros quadrados e 70 mil pessoas enterradas. Os responsáveis por eles dizem que não tem mais lugar para enterrar mais gente.
Foto TV Alterosa
Cemitério de Montes Claros.
A situação da falta de espaço não é de hoje. De acordo com a atual administração do município, o problema já era discutido em 1997.
No início deste ano, o poder executivo abriu licitação para construção de um outro cemitério. A prefeitura, no entanto, teve que interromper o processo por causa de uma denúncia do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Brasil.
Comentários