MONTES CLAROS (por Elpídio Rocha) – Amanhã, domingo, dia 14 de novembro, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam os dois primeiros episódios do DECÁLOGO (1988), projeto ousado e inovador do diretor Krzysztof Kieslowski.
O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é rua Viúva Francisco Ribeiro 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
Apesar de inspirados nos Dez Mandamentos, nenhum dos capítulos traz o preceito religioso indicado, tendo apenas o número como indicação no título original. O filme foi consagrado no 46º Festival de Veneza (1989) como uma obra-prima.
Nas dez histórias, todas ambientadas em um conjunto residencial de Varsóvia, pessoas comuns enfrentam problemas cotidianos que se manifestam em diversas camadas de significados. Nas tramas, Kieslowski propõe uma discussão livre sobre temas universais da condição humana: amor, culpa, solidão, amizade, tristeza, ética, medo. Os episódios têm uma admirável coerência e uma força coletiva inigualável.
Em toda a série foi utilizada a mesma equipe técnica, com apenas uma exceção marcante: o diretor de fotografia, diferente a cada episódio – o que estabelece uma unidade fílmica tão específica para o DECÁLOGO. Kieslowski apresenta uma maneira particular de filmar, sempre atento a detalhes (um copo que cai, um menino olhando uma pomba, uma goteira no hospital) e com uma extraordinária sensibilidade, que parece ser única entre seus contemporâneos.
DECÁLOGO 1: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISA trata das emoções a que o ser humano está exposto durante sua passagem pela Terra. No filme, um professor universitário, que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia. DECÁLOGO 2: NÃO USAR O NOME DE DEUS EM VÃO apresenta a história de um mulher que engravida do amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. Uma reflexão profunda sobre morte e uma nova vida, quando elas conflitam entre si. Classificação indicativa do programa: 16 anos.
O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES:
MOSTRA O CINEMA POÉTICO (E POLÍTICO) DE KIESLOWSKI
20/11 – “Decálogo 3 e 4” (1988)
21/11 – “Decálogo 5 e 6” (1988)
27/11 – “Decálogo 7 e 8” (1988)
28/11 – “Decálogo 9 e 10” (1988)
Comentários