MONTES CLAROS (por Ana Maria Barbosa) – A Superliga Masculina de Vôlei 2010/2011, maior competição entre clubes do Brasil, começa neste sábado, 06 de novembro, com o BMG Montes Claros estreando em casa, na partida contra o Santo André/Spread, às 19h30, no Ginásio Tancredo Neves.
O BMG Montes Claros fez, na temporada passada, sua primeira participação na Superliga. Superou equipes favoritas, figurou nas primeiras colocações nas estatísticas da CBV – Confederação Brasileira de Voleibol, tanto no desempenho de equipes, quanto nos desempenhos individuais dos atletas. A equipe fechou a primeira temporada com chave de ouro, sagrando-se vice-campeão da Superliga 09/10.
Para a temporada 2010/2011, a equipe passou por uma reformulação de seu elenco. São novidades na equipe o levantador Rodrigo Ribeiro; os opostos Leandrão e Alemão; os centrais Giovanni Chagas, Alberto e Matheus; os ponteiros Bruno Zanuto, Manius, Denison e Evero e o líbero Fábio Paes. Na comissão técnica, Leandro Nogueira, auxiliar técnico e Sérgio Mançan, preparador físico são as novidades. Renovaram com a equipe o técnico Talmo Oliveira, o levantador Rodriguinho, o central Thiago Salsa e o oposto Breno.
SISTEMA DE DISPUTA - A Superliga 10/11 contará com a participação de 15 equipes masculinas e 12 femininas. A fase classificatória será disputada no sistema de ida e volta.
turno e returno - e todas as equipes jogarão contra todas.
As oito equipes mais bem colocadas na fase classificatória, de acordo com o índice técnico na soma dos pontos obtidos no turno e returno passarão às quartas-de-final. Nessa fase, os cruzamentos seguirão a seguinte ordem: 1º x 8º colocados, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de play-off melhor de três partidas.
O mando de campo das partidas nas quartas-de-final será definido pela equipe mais bem colocada na fase classificatória: 1º e 3º jogos em casa (2º fora) ou 2º e 3º jogos em casa (1º fora).
As semifinais também serão disputadas em melhor de três partidas, com o seguinte cruzamento: vencedores de 1º x 8º e 4º x 5º e ganhadores dos confrontos entre 2º x 7º e 3º x 6º. As equipes mais bem colocadas escolherão o mando dos jogos. As opções são 1º e 3º em casa (2º fora) ou 2º e 3º em casa (1º fora).
As finais masculina e feminina serão disputadas em um único confronto, e independente das equipes que estiverem brigando pelo título, o jogo acontecerá no estado de Minas Gerais. A decisão da medalha de bronze também será em uma única partida. Nesse caso, na casa do melhor colocado na fase classificatória.
Para a definição do quinto ao 12º lugares, no feminino, e do quinto ao 15º lugares, no masculino, será adotado o critério de índice técnico apenas da fase classificatória.
Por cada vitória, as equipes somarão dois pontos. Em caso de derrota, um. Quando houver necessidade, o critério de desempate será, nesta ordem: sets average; pontos average; confronto direto e sorteio.
Comentários