Foto Waldemiro Miranda
Superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues, e técnicos visitam as obras do aterro sanitário em Janaúba.
JANAÚBA (por Waldemiro Miranda) – Dentro dos próximos dois meses, ou seja, em janeiro de 2011, a Codevasf irá entregar à população de Janaúba uma das maiores obras de saneamento básico já realizadas pela companhia na região da Serra Geral de Minas. Foi o que afirmou o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, durante visita às obras do aterro sanitário e aterro controlado que estão sendo executadas por aquele órgão federal em Janaúba.
Essa obra, com investimento do Governo Federal de mais de 1 milhão e 700 mil reais, está sendo executada com recursos oriundos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Segundo Dimas Rodrigues, pelos próximos 26 anos o município de Janaúba não precisará se preocupar com o destino dos seus resíduos sólidos, considerado um dos maiores problemas ambientais ainda existente neste município, pela sua disposição à céu aberto.
Esse material é gerado por uma população de mais de 70 mil pessoas, que produzem diariamente mais de 166 metros de resíduos domiciliares e comerciais na área urbana janaubense. De acordo com relatório técnico da obra, também será possível a coleta de lixo séptico gerado nos estabelecimentos de saúde de Janaúba, Nova Porterinha e Verdelândia.
Ainda dentro das ações da Codevasf para o perfeito funcionamento do aterro sanitário e do aterro controlado, já foram adquiridas maquinários e equipamentos para operação dos aterros e coleta do lixo e, ainda, foi construído um galpão para triagem de materiais recicláveis com os devidos equipamentos e aquisição de lixeiras.
Com obras dessa natureza, a Codevasf acredita estar dando a sua parcela de contribuição na revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco em Minas Gerais. È o que afirma o seu dirigente no Estado.
Comentários