Em mais um sinal de que a situação financeira se agrava dia após dia, o Independência - em recuperação judicial - está devolvendo quatro unidades arrendadas da massa falida do antigo frogorífico Kaiowa. O grupo Independência devolve o frigorífico de Janaúba, além de uma unidade em São Paulo, uma no Mato Grosso do Sul e outra no estado de Goiás.
A direção do grupo Independência não comenta sobre a devolução do frigorífico de Janaúba, mas a decisão foi acertada com o administrador do Kaiowa, massa falida e dona do frigorífico instalado em Janaúba.
Desde junho, o Independência não pagava as parcelas do arrendamento, o que levou o representante do Kaiowa, Arthur Freire, a pedir o despejo das unidades.
O frigorífico de Janaúba que o Independência devolveu ao Kaiowa, era o mais importante para o Independência, pois a unidade de Janaúba tem habilitação para exportar carne bovina ao mercado europeu.
Além de não pagar o arrendamento, ou seja, o aluguel do frigorífico de Janaúba, o Independência informou na semana passada que não pagará os juros agendados sobre o eurobônus de 165 milhões de dólares, com vencimento em 2015.
REABERTURA EM 2011 COM NOVO DONO
Com o abate paralisado desde junho, período também em que houve a demissão dos funcionários, o frigorífico de Janaúba poderá ser reaberto por novos donos no início do ano que vem.
O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, entende que a decisão do Independência em entregar o frigorifico de Janaúba à massa falida do antigo Kaiowa faz com que outro grupo empresarial possa adquirir o arrendamento do frigorífico de Janaúba.
O grupo Marfrig, um dos três maiores do país, já visitou o frigorífico de Janaúba e a expectativa é de que até o início do próximo ano o abate volte a acontecer e, sendo assim, haja a contratação de trabalhadores para atuarem no frigorífico de Janaúba. (Fonte: jornal Valor Econômico).
Comentários