JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A maior autoridade do Vaticano no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, estará nesta cidade no próximo final de semana por ocasião das comemorações do 10º aniversário da Diocese de Janaúba (criada em 05 de julho dde 2000 e instalada em 12 de outubro de 2000). Ele reunirá com o Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro e lideranças regionais.
Representante do Papa Bento XVI no Brasil, o Núncio Dom Lorrenzo Baldisseri desembarcará no aeroporto de Janaúba às 17h de sábado, dia 16. Ele participará da inauguração do busto de Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo de Janaúba. O busto foi colocado na praça da Igreja Matriz/Catedral, onde, em 20 de agosto de 2006 ocorreu o último ato público (10ª Romaria das Águas e da Terra) de Dom Mauro (então Bispo de Guaxupé-MG) em Janaúba. Ela faleceu em 14 de setembro de 2006.
Dom Baldisseri virá abordar o acordo da Santa Sé com o Estado Brasileiro. Esse aordo, composto de vinte artigos, diz respeito ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, definindo sua personalidade jurídica e as condições institucionais para o pleno desenvolvimento da missão apostólica e pastoral; ele vem depois de mais de um século da proclamação da República do Estado brasileiro.
“Trata-se de um acordo histórico, tão desejado quanto esperado”, afirma o arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, que passará o próximo final de semana em Janaúba. No sábado, dia 16, às 18h, haverá ato cívico e, às 19 h, jantar com autoridades locais e regionais.
No domingo, dia 17, às 9h, ocorrerá reunião com leigos e religiosos. Às 11h30, o núncio apostólico reunirá com o clero. Ás 16h terá missa e em seguida ocorrerá a apresentação de projeto para a futura catedral.
Comentários