Foto Oliveira Júnior
Fachada da Igreja Matriz/Diocese de Janaúba recebe nova pintura.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Criada em 5 de julho de 2000 pelo Papa João Paulo II, a Diocese de Janaúba completará 10 anos de instalação, amanhã, terça-feira, dia 12 de outubro. Circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, a Diocese de Janaúba abrange 24 municípios, a maioria na região da Serra Geral de Minas, com uma população estimada em 310 mil habitantes.
Atualmente presidida pelo Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro – desde 6 de junho de 2007 – a Diocese funciona provisoriamente na paróquia Sagrado Coração de Jesus, centro da cidade, onde também está instalada a Igreja Matriz que, por sinal, encontra-se em reforma. Na verdade, a reforma da principal igreja católica de Janaúba faz parte do projeto de ampliação de estrutura física da paróquia e da cúria metropolitana.
Dom José Mauro Pereira Bastos foi o primeiro bispo da presidir a Diocese de Janaúba, onde ficou entre 5 de julho de 2000 e 19 de abril de 2006, quando então foi transferido para a Diocese de Guaxupé-MG. Em 14 de setembro de 2006, Dom Mauro faleceu em acidente automobilístico na BR-381 (Rodovia Fernão Dias, entre Belo Horizonte e o Sul de Minas).
Foto Oliveira Júnior
Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Janaúba, é reformada
A Diocese de Janaúba é constituída pelos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleira, Ibiracatu, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Serranópolis, Vargem Grande, Varzelândia e Verdelândia.
Comentários