MONTES CLAROS (por Elpídio Rocha) – No domingo, dia 31 de outubro, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube encerram as discussões sobre a nouvelle vague exibindo QUEM MATOU LEDA? (1959). O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é rua Viúva Francisco Ribeiro 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
O negociante Henri Marcoux tem um caso amoroso com uma bela e jovem vizinha, bem debaixo do nariz da sua esposa Thérèse. A linda filha de Henri, ao conhecer um húngaro fica apaixonada, enquanto o filho voyeur começa a ter liberdades com a amante do pai. Com o amadurecimento das paixões na família, deslumbra-se uma tragédia.
QUEM MATOU LEDA? é o terceiro filme de Claude Chabrol (um dos fundadores da nouvelle vague) e sua estréia no thriller psicológico, inspirando-se no ídolo Alfred Hitchcock. O cineasta aborda um caso criminal com implicações sociais, que leva ao melhor suspense ressaltando, além da intriga, o ambiente em que vivem os personagens – uma classe social que esconde a sua verdadeira face no luxo que pode comprar.
Considerado o “mestre do mistério” francês, o diretor constrói uma obra equilibrada entre as perspectivas artística e comercial. Para Luiz Carlos Merten, “a burguesia provinciana, segundo Chabrol, não é apenas mesquinha ou medíocre. Ela abriga monstros cuja verdadeira natureza tende a ficar escondida e até impune, mas cujo instinto primitivo e destruidor sempre termina por aparecer”. Classificação indicativa: 14 anos.
Comentários