MONTES CLAROS – A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, já está organizando o 4º Festival de Música que acontecerá durante a 20ª Festa Nacional do Pequi. Com o objetivo de recolher e selecionar a produção musical de artistas ainda não consagrados, premiando os melhores trabalhos inscritos.
Embora o Festival tenha abrangência nacional e tema livre visa, principalmente, dar visibilidade à música que contemporaneamente se produz no Norte de Minas Gerais e na área geográfica-cultural do cerrado.
Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Como uma típica savana tropical, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas. Por isso, o Festival de Música quer destacar canções que reflitam e expressem os modos de viver da população que vive nesta região.
O 4º Festival de Música da 20ª Festa Nacional do Pequi, dando sequência às edições anteriores, é uma atividade cultural de abrangência nacional. É aberto a composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira, com tema livre. Tem como objetivo promover o intercâmbio e a troca de experiências entre compositores, músicos, intérpretes, poetas e artistas que visem valorizar a produção musical e cultural brasileira, especialmente do Norte de Minas Gerais e da área geográfica-cultural de abrangência do Cerrado.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de novembro de 2010, na Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros. O Secretário de Cultura, Ildeu Braúna, comenta que o Festival sempre foi o grande revelador de talentos da historia da música. “Os nacionais e regionais, estão responsáveis por isso, e são pessoas reconhecidas, atualmente. Dentro da programação da festa do pequi, voltamos com o festival em parceria com estudantes, buscando abrir este espaço, para que os jovens talentos e todas as pessoas possam participar, e revitalizar a música norte mineira. O tema é livre, porém deve ser uma música inédita”, ressaltou. (Fonte: Ascom/Prefeitura de Montes Claros).
Comentários