MONTES CLAROS – A Prefeitura de Montes Claros ampliou até às 22 horas o horário de atendimento e acrescentou mais três médicos-plantonistas nos centros de saúde dos bairros Major Prates, Santos Reis, Maracanã, Esplanada e Renascença e no Hospital Alpheu de Quadros, no bairro Santo Antônio I.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, com isso, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ganham um horário noturno de atendimento e têm mais três médicos à disposição. O novo horário de funcionamento é de 8h às 12h, 14h às 18h e 18h às 22 horas. Nos bairros Esplanada e no Renascença também terão plantão no sábado, de 8h às 12 horas. A população vai continuar agendando normalmente as consultas em todas as unidades.
A expansão do horário de atendimento é uma forma de reduzir o número de pacientes nos hospitais de Montes Claros, que estão sobrecarregados. “A ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde melhorará o atendimento às urgências e emergências. Em muitos casos, o atendimento clinico e a observação rápida podem ser feitos na unidade mais próxima do domicílio do paciente”, explicou o secretário de Saúde, José Geraldo de Freitas Drumond.
O atendimento nessas seis unidades obedecerá à classificação de risco -- ou seja, segue o que determina o Protocolo de Manchester. Pacientes classificados na triagem dos hospitais com as cores verde (pouco urgente) e azul (não urgente), serão encaminhados às unidades de saúde com médicos-plantonistas.
O Protocolo de Manchester consiste em uma rápida avaliação dos pacientes que recorrem ao serviço de urgência, permitindo atender em primeiro lugar os doentes mais graves, e não necessariamente quem chega primeiro.
Segundo dados da Secretária de Saúde, em torno de 60% dos atendimentos nos hospitais de Montes Claros são de pacientes classificados com as cores verde e azul, casos que podem ser atendidos nas unidades de saúde que agora estão no sistema de plantões. O Centro de Saúde do Major Prates, somente no primeiro dia de plantão, atendeu 95 pessoas. (Fonte: Ascom/PMMoc).
Comentários