JANAÚBA (por Aroldo Cangussu) – Janaúba ficou mais triste nessa semana que passou. Morreu no domingo, dia 12 de setembro, aos 91 anos, Dona Maria Domingues, professora primária de várias gerações aqui de Janaúba.
Nascida no município de Mato Verde, veio para Janaúba em 1942, acompanhada do seu esposo Sr. João Domingues (conhecido por João Domingo) que logo se estabeleceu na cidade e foi funcionário da prefeitura até se aposentar. Dona Maria logo iniciou a sua longa carreira como professora dos cursos fundamentais. Trabalhou na chamada “Escolas Reunidas”, posteriormente Grupo Escolar Euclides da Cunha e depois, juntamente com Dona Genira (Herogina Ferraz) implantou e desenvolveu o Jardim da Infância Josefina Azeredo (hoje denominado JIJA 1).
O casal João Domingo/Dona Maria logo formou uma grande coleção de amizades naquela Janaúba dos seus primórdios e acompanhou todo o crescimento e desenvolvimento inicial da cidade. Sempre morando na Praça Dr. Rockert, onde ainda estão até hoje os seus familiares, Dona Maria logo se impôs como uma grande educadora distribuindo informações e agregando os valores morais e éticos que sempre pautaram a sua vida.
A geração de crianças nascidas nos anos cinquenta tem impregnados na sua personalidade todos os ensinamentos educacionais, religiosos, morais, éticos e de solidariedade humana que Da. Maria legou aos seus pupilos.
Ela tinha outra grande qualidade: era completamente envolvida com os assuntos administrativos do Estado de Minas Gerais relacionados com a Educação. Por isso conhecia todos os atos e regulamentos pertinentes à Secretaria de Estado de Educação, pois lia diariamente o “Minas Gerais”, órgão oficial do Estado e estava inteiramente por dentro das últimas ações das autoridades. Com isso, ela conseguiu ajudar inúmeras professoras e funcionárias do Estado nas suas reivindicações. Auxiliava nos pedidos de aposentadorias, de transferências, férias, licenças e demais solicitações. Foi uma grande solucionadora de problemas de todo o funcionalismo da área de educação de Janaúba.
Dona Maria teve uma filha, Líbia Nadir Domingues (conhecida por todos como Nensa, também professora primária), casada com Everaldo Menezes (Lalá), que lhe deu quatro netos: Everaldo Junior (Junior da Farmácia), João Frederico (John-John da Polícia Civil), Isabela (que mora em Belo Horizonte) e Vanusa (advogada de Janaúba) e também cinco bisnetos.
Janaúba tem uma grande dívida com essa nossa grande educadora, uma das pioneiras da educação na nossa cidade.
Comentários