CENTRO DE REABILITAÇÃO DA APAE ENTREGA CADEIRAS DE RODAS
Foto Oliveira Júnior
Prefeito José Benedito participa da entrega de novas cadeiras de rodas.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Apae – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – de Janaúba inaugurou recentemente o Centro de Reabilitação Física que atua na avaliação e entrega de órteses e próteses, conforme a necessidade dos usuários e a reabilitação. “O que estamos entregando é mais do que uma cadeira. Isso é uma nova chance para a pessoa poder demonstrar a sua habilidade”, expressou o coordenador do Centro de Reabilitação, Robson Ferreira, durante a solenidade de repasse de cadeiras de rodas aos usuários.
O presidente da Apae, Cláudio Fidelix, explica que esse centro, em funcionamento há seis meses, tem correspondido ao planejado. Implantado em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde, o Centro de Reabilitação tem como finalidade coordenar as ações voltadas para a assistência à pessoa com deficiência. “Através desse núcleo de reabilitação proporcionamos a estruturação da rede de atendimento, promovendo o controle, avaliação e acompanhamento”, citou Cláudio Fidelix.
Nessa solenidade, o Bispo da Diocese de Janaúba, Dom José Ronaldo Ribeiro, foi categórico em afirmar que é preciso mais respeito com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Para Dom Ronaldo, “somos todos deficientes de pelo menos alguma coisa e a maior deficiência é não enxergar a nossa deficiência” e diante disso é necessário que as pessoas observem e agem atentamente em favor dos mais necessitados. O bispo tem um irmão que há mais de 10 anos requer cuidados especiais da família e também de instituições, a exemplo da Apae.
Foto Oliveira Júnior
Representantes dos segmentos da sociedade prestigiam a solenidade.
O prefeito José Benedito Nunes Neto disse que esse é um momento de alegria para os usuários, mas reconheceu, enquanto administrador público, a “deficiência” dos gestores públicos de Janaúba quanto à falta de sensibilidade com as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Para minimizar essa situação, José Benedito citou que em sua gestão houve a mudança da sede da Secretaria de Saúde para um ambiente de fácil acesso aos deficientes e que fará com que outros setores públicos também tenham essa acessibilidade.
Na avaliação do coordenador ortopédico do centro, Dimas Gomes Júnior, essa unidade proporciona uma motivação a mais para os usuários. “Tem que gostar e estar comprometido com essa causa”, citou Dimas Gomes quanto ao envolvimento da sociedade nas ações do centro de reabilitação física.
Houve entrega de cadeiras de rodas, cadeiras apropriadas para o banho dos portadores de necessidades especiais e também repasses de peças de órtese – aparelhos para correção de perdas funcionais – e prótese, aparelhos que substitui partes do corpo para reparação funcional e estética – a pessoas com deficiência física.
Comentários