COMEÇA A LUTA PARA ACABAR COM OS PRECONCEITOS
MONTES CLAROS – Montes Claros iniciou oficialmente na manhã de ontem, sexta-feira, com o I Seminário de Gestores da Educação, as discussões sobre a aplicação das leis 10.639 e 11.645, que levam a questão racial para o currículo escolar, de forma a acabar com o preconceito, a partir da educação.
O evento reuniu número recorde de diretoras e supervisoras escolares. As atividades aconteceram no Núcleo de Estudos da Cultura Negra (Necun), com presenças de autoridades como o subsecretário de Políticas. Afirmativas da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Martvs Antônio Alves das Chagas, e o relator do Estatuto da Igualdade, deputado federal Antônio Roberto (PV).
Na oportunidade, a coordenadora do seminário, Vera Nice (Brexó), lançou oficialmente o Concurso Zumbi dos Palmares, para professores, que premiará os melhores trabalhos que promovam reflexões motivadas pelas práticas pedagógicas de que tratam as leis federais. Também foi lançado o concurso “300 Anos de Zumbi dos Palmares”, que premiará estudantes que apresentarem as melhores redações sobre o assunto.
Depois de 121 anos da abolição da escravidão, o consenso geral no seminário foi de que muito ainda precisa ser feito para erradicar, definitivamente, o preconceito racial do seio da sociedade brasileira, que o mantém de forma velada e dissimulada. Além da aplicação das leis 10.639 e 11.645 na educação, o I Seminário de Gestores da Educação discutiu, também, três eixos importantes na temática: saúde, igualdade racial e valorização da cultura negra.
Comentários