FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

AGROPECUÁRIA

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
CARTA DOS PRODUTORES DE JANAÚBA À SECRETÁRIA ELBE BRANDÃO


Elbe Brandão
Exma. Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas
Belo Horizonte - MG

Exma. Secretária,

O Decreto 6.660/2008 enquadrou a MATA SECA DO NORTE DE MINAS como integrante do BIOMA MATA ATLÂNTICA. Esse enquadramento acaba por prejudicar o produtor rural do Norte de Minas na medida em que só é permitido, mesmo assim através de licença ambiental, a supressão da vegetação remanescente em seu estágio inicial “CAPOEIRA LEVE” o que’ nós, produtores rurais, denominamos de limpeza de pasto.
O Decreto contém um grave equivoco na conceituação dos biomas, pune de forma trágica a região que mais contribuiu e preservou e que possui a maior cobertura vegetal do Estado, acima de 53% (cinqüenta e três por cento).
A aplicabilidade do Decreto condena, de forma inexorável, o aprofundamento da miséria com reflexos altamente negativos no PIB regional, queda no FPM, FPE e do IDH, execução das hipotecas rurais pela impossibilidade de adequada geração de caixa para fazer face aos pagamentos dos compromissos, falências múltiplas e seqüenciais nos parceiros do agronegócio, crise de liquidez no comércio e nos profissionais liberais.
Inicialmente, poderá chegar ao fechamento de 250.000 postos de ocupação e empregos, perdas sem precedentes históricos em qualquer segmento produtivo em decorrência dessa descabida conceituação do Decreto Federal e nesse momento cabe ao Governo Estadual tomar as providencias para que evite essa tragédia.
Caso o Decreto mantenha a sua vigência sem sombra de dúvida, tratar-se-á da maior exclusão sócio-econômica já ocorrida no Brasil, em uma de suas regiões mais pobres. Destarte, esta conceituação propicia terríveis conseqüências, solicitamos o seu imprescindível apoio no sentido em que Vossa Excelência demonstre junto ao Excelentíssimo Senhor Governador de Estado Aécio Neves prestando a ele todas as justificativas e respectivas conseqüências abaixo relacionadas, para que possam ser tomadas as medidas para que a Lei Estadual 17.353/2008 tenha vigência e eficácia posto ser ela fruto de acordo que atendem aos anseios da região. Excluindo assim o Norte de Minas da aplicabilidade do referido Decreto.
JUSTIFICATIVAS PARA NÃO APLICAÇÃO DO DECRETO:
a. A Lei Estadual nº 17.353/2008 que foi fruto de um acordo demorado entre as lideranças locais e o Governador do Estado, coordenado pelo próprio Vice-Governador Anastásia, declara em seu Art. 1º - parágrafo 2º que: a alteração do uso de solo nas áreas de ocorrência da mata seca obedecerá ao disposto nesta lei. O disposto nesta Lei não se aplica às áreas de ocorrência de floresta estacional decidual sob o domínio da Mata Atlântica, regidas pela Lei Federal nº. 11.428, de 22 de dezembro de 2006.
b. A Constituição de 1988, Artigo 24, parágrafos 1º, 2º e 3º, inciso 6º, define que a matéria do meio ambiente não é mais competência da União. É matéria de competência concorrente, ou seja, a União define as normas e linhas gerais e os Estados definem de acordo com as suas peculiaridades regionais.
c. O próprio Decreto 6660 faculta à União e ao Governo Estadual em casos de Utilidade Pública e Interesse Social a supressão da vegetação. O caso do Norte de Minas insere-se, integralmente, como de Interesse Social haja vista a geração de investimentos, empregos, produção, renda e tributos, que deixarão de ser gerados e/ou cortados.
Atenciosamente,
Huarrisson Antunes Cangussu
Presidente
José Aparecido Mendes Santos
Vice-Presidente
Julio Cesar Aguiar Diniz
Diretor Presidente
Credivag – Coop. Credito do Vale do Gorutuba Ltda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA