FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Dia do Estudante - 11 de agosto - FUNORTE Janaúba

Imagem
Desejamos a você um feliz dia do estudante! FUNORTE Faculdades de Janaúba situada na rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234 - Bairro São Vicente – Janaúba-MG Contatos: (38) 3821-3427 e (38) 9 9877-6968

AGROPECUÁRIA

30 ANOS DA BARRAGEM BICO DA PEDRA

Foto Oliveira Júnior




Deputado Federal Humberto Souto: barragem mudou o cenário sócio-econômico da região de Janaúba.


As transformações econômicas proporcionadas pela Barragem de Bico da Pedra, em Janaúba, nos últimos 30 anos, atestam que o agronegócio é viável no Norte de Minas, só depende de vontade de governo. Quem afirma é o deputado federal Humberto Souto.
O deputado Humberto Souto destacou Janaúba como modelo para novas transformações econômicas no Norte de Minas. Iniciada em 1.976 e concluída em dezembro de 1.979, a barragem possibilitou a implantação do Projeto Gorutuba, com 5.500 hectares irrigados. Janaúba, que parecia condenada à falência, hoje, com quase 70 mil habitantes, é importante produtora de grãos e frutas, especialmente bananas, exerce influência regional, tem comércio ativo e é referência nacional em agricultura irrigada. Além da irrigação, a represa garante água para consumo humano, pereniza o Rio Gorutuba e tem espaços para lazer e turismo.
Humberto Souto elogiou o espírito público dos trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) que construíram a barragem. Liderados pelo engenheiro Roberto Amaral, disse, eles multiplicaram os recursos investidos em Janaúba.
O deputado lamentou, porém, que a burocracia e a falta de visão e conhecimentos, “males crônicos da administração pública brasileira”, arquivem ou atrasem projetos transformadores. O engavetamento do Projeto Jequitaí, reclamou, já dura décadas e sobreviveu até à rigorosa seca de 2.007, que destruiu lavouras e matou 100 mil reses no Norte de Minas.
A Barragem de Bico da Pedra, lembrou, sofreu desses mesmos males, até que, durante trágica seca que matou 20 mil reses, em 1.976, o próprio Humberto Souto agendou visita do então ministro do Interior, Rangel Reis, para encontro com entidades de classe e lideranças regionais, no Automóvel Clube de Montes Claros. Na chegada, “chovia torrencialmente e aproveitamos a oportunidade para sobrevoar Janaúba e o local onde hoje está a barragem Bico da Pedra. Fiz ver ao ministro que só a irrigação e a instalação de condições permanentes de convivência com as estiagens são capazes de salvar populações das áreas castigadas pela irregularidade das chuvas, onde chove pouco, ou chove muito em pouco tempo. É necessário represar as águas das chuvas e distribuí-las de forma ordenada, o ano inteiro”, contou.
Historiou ainda que quando o ministro Rangel Reis anunciou, em Montes Claros, que a barragem seria finalmente construída, motivou comentário histórico do produtor e líder rural Edilson Brandão Guimarães, que depois seria prefeito de Janaúba: ”Este Norte de Minas é tão sofrido, que até para receber um benefício, precisa primeiro sofrer uma tragédia”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

MORRE O TALENTOSO E IRREVERENTE EDIR CARLOS, O GALEGO CABELEIREIRO DE JANAÚBA QUE ATUAVA EM BELO HORIZONTE; ELE FALECEU EM ACIDENTE COM CARRO

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM