PROJETO INCENTIVA A LEITURA DE LIVROSJANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “A prática intensa da leitura é necessária, porque ler ensina a ler e a escrever”. Com essa declaração, a professora Rosely Santos lançou na terça-feira, dia 12, o projeto de leitura “Abre-te Sésamo” que envolve os anos do 2º ano do Colégio Pilares, nesta cidade. Educadores e pais de alunos prestigiaram o lançamento desse projeto que, por si só, desperta no aluno o gosto pela leitura.
Foi instituído um “Baú do Tesouro” no qual contém livros da literatura infantil. O propósito é que o aluno desenvolva a leitura em pelo menos um livro por semana. Caberá ainda ao estudante relatar sobre o conteúdo do livro. “A intenção é, ao final do ano, colher os relatos dos alunos e com isso confeccionar um livro”, destacou a professora.
O lançamento desse projeto de leitura foi acompanhado por estudantes do Normal Médio da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo, pelos fundadores e diretores do Colégio Pilares, Laura Silva Silveira e Valdecy Silva Silveira; psicólogo Rodrualdo Vartan, a psicopedagoga Rita de Cássia Santos Silva, a pedagoga Denize Santos e Eurisvânia Antunes.
Rosely Santos ressalta que a instituição do projeto “Abre-te Sésamo” foi baseada numa frase do escritor Monteiro Lobato sobre a importância da leitura: “Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar”. A professora explica que a meta é fazer com que os alunos aprendam o máximo sobre as coisas visíveis e imaginárias. Ao final do lançamento, os alunos do 2º ano encenaram uma peça teatral baseado na de “Ali- Babá e os 40 ladrões”.
Comentários