FATOS E PAUTAS* Oliveira Júnior (e-mail
oliveirajunior2@bol.com.br)
Foto DivulgaçãoO gorutubano Orlando Brito.
GORUTUBANO FAZ SUCESSOConsiderado ícone do fotojornalismo brasileiro, o fotógrafo gorutubano Orlando Péricles Brito de Oliveira começou a profissão no jornal "Última Hora", em 1964, quando tinha apenas 14 anos. A partir de então, não parou de aguçar seu olhar no sentido de enquadrar a realidade brasileira nas lentes da máquina fotográfica.
FOTOJORNALISMOO fotógrafo Orlando Brito nasceu em Janaúba no dia 8 de fevereiro de 1950. Ele fotografou para a revista "Veja" durante 16 anos, na qual chegou ao cargo de editor, e também para os jornais "O Globo" e "Jornal do Brasil". Fez inúmeras viagens, passando por mais de 50 países. Ganhou vários prêmios, dentre os quais o World Press Photo, do Museu Van Gogh, de Amsterdam, e o prêmio Abril de Fotografia.
É DAQUI
Brito é autor de quatro livros de fotografia: "Perfil do Poder" (1982), "Senhoras e Senhores" (1992), "Poder, Glória e Solidão" (2002), "Iluminada Capital" (2003) e também está presente em mais 30 livros coletivos. Os dois primeiros são resultado da cobertura política que já havia desenvolvido.
*Os textos sobre o gorutubano Orlando Brito são da jornalista Graziela Castilho e fiz questão em reproduzi-los para mostrar que os gorutubanos e janaubenses também são capazes. Orlando Brito está radicado há muito tempo em Brasília-DF.
Comentários