FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

FUNORTE JANAÚBA E ESCOLAS DA SOEBRAS NO NORTE DE MINAS SE DESTACAM EM AVALIAÇÃO DO MEC

  • Unidades de Montes Claros e Janaúba conquistaram nota 4 no índice de desempenho, com boa classificação em todos os critérios

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 23 de abril os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. O indicador mede a qualidade das instituições de ensino superior (IES) no país. Nesta avaliação, apenas 2,2% das 2.070 IES brasileiras públicas e privadas avaliadas obtiveram a nota máxima, que é 5.

Considerando o total das instituições de educação superior avaliadas, 21,64% se enquadraram na faixa 4, segunda maior do IGC. E é nela que estão as instituições da Plataforma I da Rede Soebras, no Norte de Minas: Centro Universitário Funorte, Fasi e a Funorte de Janaúba.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados foram calculados para 2.070 instituições, considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

Do total de instituições que participaram da pesquisa, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).

Os dados divulgados revelam que das 1.507 faculdades com IGC, 83,4% ficaram nas faixas igual ou acima de 3. Já quando se trata dos 326 centros universitários, o percentual correspondente às três faixas de maior desempenho é de 98,5% (321). No caso das 197 universidades, 99% (195) alcançaram desempenho nas faixas de 3 a 5. Dos 40 institutos federais e centros federais de educação tecnológica, 65% (26) ficaram na terceira e 35% (14) na quarta faixa do IGC.

PLATAFORMA I

A rede no Norte de Minas conta com 12 unidades de ensino: nove em Montes Claros, uma em Pirapora, uma em Janaúba e uma em Januária. Esses campi reúnem cerca de 6 mil alunos em 40 cursos de graduação e inúmeros de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

Para os fundadores da rede de ensino da Soebras, Raquel e Ruy Muniz, o resultado positivo é reflexo de um trabalho de excelência, com investimentos em infraestrutura e busca de um corpo docente de alto nível para que o aluno tenha uma formação ampla, humanizada e voltada para o mercado de trabalho.

 

É com eles a nossa Entrevista.

 

A que vocês atribuem o bom desempenho das instituições de ensino superior do grupo Soebras, Plataforma I, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019?

Raquel Muniz: A comprometimento da equipe como um todo, do nosso corpo docente e administrativo. Aliado a isso, a instituição sempre esteve atenta às transformações e demandas da sociedade, bem como trazer inovações e metodologias que agregassem ao ensino.

Ruy Muniz: É sempre resultado de um trabalho sério, comprometido, onde a comunidade acadêmica responde satisfatoriamente. Isso é o que nós fazemos há 41 anos em nossas vidas de professores. Trabalhamos com cursos de excelência, profissionais comprometidos e o resultado aparece. Por isso, estamos entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Nosso grupo conseguiu 23 notas 4.

 

A análise do Inep leva em conta vários tópicos para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. As instituições do grupo se sobressaem em algum tópico específico? Ou o resultado foi bom em todos os indicadores?

Ruy Muniz: Ficamos muito felizes porque praticamente em todos os indicadores nós saímos bem: indicador de infraestrutura, de corpo docente, de desempenho dos alunos. E tem um índice muito interessante que vai sair daqui a pouco que é o índice de desempenho do discente (IDD). Tradicionalmente, nossas escolas saem muito bem. É o índice que mede o quanto a escola acrescenta à formação dos seus alunos. Aqui no Norte de Minas, nosso IDD é 4. É IDD fantástico, um dos melhores do país. Nós atribuímos esse desempenho satisfatório ao comprometimento da direção, do corpo docente, do corpo técnico-administrativo e especialmente dos nossos alunos, que são pessoas que querem muito melhorar sua vida através da educação. São pessoas que acreditam que a educação transforma a vida deles. Por isso fazem um curso superior, investem em um curso superior, que dará resultados e muda a vida deles e da família.

 

Quais as diretrizes do grupo na gestão das IES para que possam chegar a tal patamar?

Ruy Muniz: O bom desempenho de uma instituição de ensino superior é o reconhecimento pelo mercado, é as pessoas saberem que estão estudando em uma escola séria. A nossa orientação geral para todos é continuar um trabalho sério, sempre levando em consideração os três pilares que nós mais defendemos em nosso grupo. Primeiro, do aprender fazendo. Não existe a possibilidade de a pessoa fazer um curso superior só na teoria, só demonstrativo. É importante que os alunos, os professores e os coordenadores realmente abracem com a sociedade, levem a prática para todos os cantos da cidade, e façam realmente a diferença do aprender fazendo. Outro pilar que trabalhamos muito é o aprender com alegria, aprender se divertindo, aprender brincando, aprender jogando. A gameficação é uma realidade no nosso grupo. Olha aí o projeto Zirc, que realmente trouxe o lúdico para as nossas escolas. E o terceiro pilar é o da inclusão, que aqui todo mundo pode estudar. O dinheiro não pode ser barreira para as pessoas. Os alunos estudam, daqui a pouco conseguem estágios, empregos, conseguem ter poder aquisitivo para pagar suas escolas. Aqui, a gente facilita muito para que o aluno consiga um financiamento próprio, ou mesmo um financiamento do governo, através do Fies ou do Prouni. Esses três pilares são nossa diretriz maior nas nossas escolas em todo o Brasil.

 

Qual a importância de as unidades de ensino apresentarem esse bom desempenho?

Raquel Muniz: O bom desempenho mostra que as instituições estão preparando profissionais qualificados e humanizados para o mercado de trabalho. Isso na perspectiva das nossas instituições é fundamental, porque “entregar” profissionais preparados implica que estes profissionais vão oferecer “serviços” de forma ética, eficaz e com foco no bem-estar do outro.

 

O que esse resultado representa para os alunos?

Raquel Muniz: O reconhecimento da instituição leva o mercado de trabalho a olhar com outros olhos os profissionais formados por ela, e isso, para o acadêmico, para o recém-formado, é muito significativo ao se colocar como profissional neste mercado tão concorrido e exigente.

 

Ruy Muniz: Esse resultado positivo representa para os nossos alunos que eles estão estudando em uma escola de excelência. Uma escola que realmente tem modificado a vida deles. Por isso, eu tenho certeza que é satisfação garantida para nossos alunos estudar nas escolas da Funorte e da Rede Soebras.

 

Há previsão de mais investimentos nas IES ainda para este ano, como criação de novos cursos, ampliação ou reestruturação de unidades?

Ruy Muniz: Estamos sempre investindo em nossas unidades educacionais, na criação de novos cursos, implantação de novos laboratórios. E isso não poderia ser diferente aqui na Plataforma I. Nosso projeto para 2022 é implantar o curso superior de Agronomia, um curso que vai fomentar mais ainda o agronegócio no Norte de Minas. Outros cursos serão na área de Comunicação Social. Nós, que fomos pioneiros em trazer o Jornalismo, agora estamos trazendo também os cursos de Publicidade e Propaganda, de Rádio e TV e o curso de Marketing. Esses cursos vêm completar esse leque, porque nós conseguimos a liberação do Canal Universitário de Montes Claros. Esse canal universitário, que é um sucesso em BH, será um sucesso também no Norte de Minas. E vai abrir muitas frentes para os jovens que sonham com essa democratização que está ocorrendo com os meios de comunicação. (Fonte: jornal O Norte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA