FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VERDELÂNDIA É DESTAQUE NACIONAL ENTRE AS EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Foto reprodução/PV
Ellen Bárbara Santos Domingues Morais, Secretaria de Educação de Verdelândia: aulas diferentes e apoio da família no ensino das crianças.

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – Uma reinvenção profissional com apoio das famílias dos alunos para que as crianças não fossem prejudicadas com as medidas adotadas perante a pandemia de enfrentamento à Covid-19. Essa foi a ação da Prefeitura de Verdelândia, através da Secretaria Municipal de Educação, quanto à continuidade das atividades do Ensino Infantil.
Os educadores se empenharam e contaram com a participação dos pais dos alunos. Essa experiência da Educação de Verdelândia em tempos de isolamento social vem se destacando em Minas Gerais e no território nacional. O professor Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, inseriu a iniciativa da Secretaria de Educação de Verdelândia entre as experiências bem sucedidas nesse período de pandemia que provocou a suspensão das aulas presenciais.
Imagem PV
Ellen Bárbara Santos Domingues Morais, Secretaria de Educação de Verdelândia: aulas diferentes e apoio da família no ensino das crianças.

Mas, como fazer com as crianças que não têm condições de serem instruídas à distância? Essa foi a indagação da secretária municipal de Educação de Verdelândia, Ellen Bárbara Santos Domingues Morais. “Os professores, monitores têm se reinventados profissionalmente com o envio de roteiros de atividades, brincadeiras e histórias através de grupos da rede social onde os profissionais da Educação têm interagido com as crianças e com os pais”, frisou Ellen Morais.
O casal Sandra e Adélcio da Silva enalteceram a atitude da Secretaria de Educação da Prefeitura de Verdelândia em propor e executar a metodologia de ensino participativa envolvendo os pais. Adélcio destacou o material pedagógico disponibilizado para que ele e a esposa pudessem ajudar no aprendizado do filho matriculado no Ensino Infantil. “Agradecemos a Prefeitura de Verdelândia por esse comprometimento com o ensino das crianças”, mencionou.
Para a Professora Eni Miranda de Souza, da Educação Infantil de Verdelândia, é um momento desafiador, porém instigante para que o educador pense no foca maior que é o aluno. “Quando pensamos no nosso aluno como centro das nossas atenções começamos a desdobrar, a pensar e criar aulas diferenciadas para que o aluno não perca esse momento de aprendizado”, argumentou Eni de Souza. Esse jeito diferente de ensinar, que vem sendo exercido em Verdelândia, chamou a atenção da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, através da qual o renomado professor e consultor em Educação Júlio Furtado avaliou e inseriu como uma das experiências bem sucedidas em tempos de isolamento social.
Como forma de evitar as perdas pedagógicas diante da suspensão das aulas presenciais, a secretária de Educação Ellen Morais se reuniu com os profissionais da Educação e decidiram implantar as atividades remotas em toda a rede municipal, atendendo desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Criamos a nossa própria normativa, diretrizes através de portaria onde implantamos os Planos de Estudos Tutorados (PET) com o envio de atividades para que os alunos possam fazer na segurança que encontram em suas casas”, declarou a secretária de Educação de Verdelândia.
Mãe de aluna da rede municipal de Ensino, Ludimila Dias Oliveira concorda com a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em proporcionar a oportunidade para as crianças estudarem em casa, com apoio da família, e seguindo as seguindo as recomendações das autoridades da área sanitária. “É um desafio para nós professores”, comentou a educadora Josiene Batista Lima. No dia 1º de junho, os alunos da rede municipal de Ensino de Verdelândia receberam o segundo volume de atividades elaboradas por seus professores para serem feitas em casa com o auxílio de familiares.
O volume de atividades recebido contempla todo o mês de junho, visto que as aulas permanecem suspensas no estado de Minas Gerais em virtude da Pandemia. O material foi impresso e embalado com antecedência mínima de 3 dias ao dia da entrega aos estudantes. Além disto, as embalagens foram higienizadas com álcool 70% no momento da entrega. Todos esses cuidados foram tomados para que não houvesse possibilidade de envio de material com contaminação aos nossos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS