Faculdades FUNORTE JANAÚBA Somos referência... (38) 998776968 (38)99878-5360 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Bairro São Vicente, Janaúba/MG.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VERDELÂNDIA É DESTAQUE NACIONAL ENTRE AS EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Foto reprodução/PV
Ellen
Bárbara Santos Domingues Morais, Secretaria de Educação de Verdelândia: aulas
diferentes e apoio da família no ensino das crianças.
VERDELÂNDIA (por Oliveira
Júnior) – Uma reinvenção profissional com apoio das famílias dos alunos para
que as crianças não fossem prejudicadas com as medidas adotadas perante a
pandemia de enfrentamento à Covid-19. Essa foi a ação da Prefeitura de Verdelândia,
através da Secretaria Municipal de Educação, quanto à continuidade das
atividades do Ensino Infantil.
Os educadores se
empenharam e contaram com a participação dos pais dos alunos. Essa experiência
da Educação de Verdelândia em tempos de isolamento social vem se destacando em
Minas Gerais e no território nacional. O professor Júlio Furtado, Doutor em
Ciências da Educação, inseriu a iniciativa da Secretaria de Educação de Verdelândia
entre as experiências bem sucedidas nesse período de pandemia que provocou a
suspensão das aulas presenciais.
Imagem PV
Ellen Bárbara Santos Domingues Morais, Secretaria de Educação de Verdelândia: aulas diferentes e apoio da família no ensino das crianças.
Mas, como fazer com as
crianças que não têm condições de serem instruídas à distância? Essa foi a
indagação da secretária municipal de Educação de Verdelândia, Ellen Bárbara Santos
Domingues Morais. “Os professores, monitores têm se reinventados
profissionalmente com o envio de roteiros de atividades, brincadeiras e histórias
através de grupos da rede social onde os profissionais da Educação têm interagido
com as crianças e com os pais”, frisou Ellen Morais.
O casal Sandra e Adélcio
da Silva enalteceram a atitude da Secretaria de Educação da Prefeitura de
Verdelândia em propor e executar a metodologia de ensino participativa
envolvendo os pais. Adélcio destacou o material pedagógico disponibilizado para
que ele e a esposa pudessem ajudar no aprendizado do filho matriculado no
Ensino Infantil. “Agradecemos a Prefeitura de Verdelândia por esse comprometimento
com o ensino das crianças”, mencionou.
Para a Professora Eni
Miranda de Souza, da Educação Infantil de Verdelândia, é um momento desafiador,
porém instigante para que o educador pense no foca maior que é o aluno. “Quando
pensamos no nosso aluno como centro das nossas atenções começamos a desdobrar,
a pensar e criar aulas diferenciadas para que o aluno não perca esse momento de
aprendizado”, argumentou Eni de Souza. Esse jeito diferente de ensinar, que vem
sendo exercido em Verdelândia, chamou a atenção da Superintendência Regional de
Ensino de Janaúba, através da qual o renomado professor e consultor em Educação
Júlio Furtado avaliou e inseriu como uma das experiências bem sucedidas em
tempos de isolamento social.
Como forma de evitar as
perdas pedagógicas diante da suspensão das aulas presenciais, a secretária de
Educação Ellen Morais se reuniu com os profissionais da Educação e decidiram
implantar as atividades remotas em toda a rede municipal, atendendo desde a
Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Criamos a nossa
própria normativa, diretrizes através de portaria onde implantamos os Planos de
Estudos Tutorados (PET) com o envio de atividades para que os alunos possam
fazer na segurança que encontram em suas casas”, declarou a secretária de
Educação de Verdelândia.
Mãe de aluna da rede
municipal de Ensino, Ludimila Dias Oliveira concorda com a iniciativa da
Secretaria Municipal de Educação em proporcionar a oportunidade para as
crianças estudarem em casa, com apoio da família, e seguindo as seguindo as
recomendações das autoridades da área sanitária. “É um desafio para nós
professores”, comentou a educadora Josiene Batista Lima. No dia 1º de junho, os
alunos da rede municipal de Ensino de Verdelândia receberam o segundo volume de
atividades elaboradas por seus professores para serem feitas em casa com o
auxílio de familiares.
O volume de atividades
recebido contempla todo o mês de junho, visto que as aulas permanecem suspensas
no estado de Minas Gerais em virtude da Pandemia. O material foi impresso e
embalado com antecedência mínima de 3 dias ao dia da entrega aos estudantes.
Além disto, as embalagens foram higienizadas com álcool 70% no momento da
entrega. Todos esses cuidados foram tomados para que não houvesse possibilidade
de envio de material com contaminação aos nossos alunos.
Fotos CB, Samu e rede social Acidente na BR-122 em Janaúba, no Norte de Minas, nesta segunda-feira, dia 28 de julho de 2025. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – No início da noite desta segunda-feira, dia 28 de julho, houve um acidente fatal no km 162, na BR-122, no perímetro urbano da cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Um carro bateu num ônibus que transitava em sentido oposto. Cinco pessoas morreram, entre elas duas crianças. Equipes do Samu, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Janaúba estiveram no local. Esse acidente fatal foi chegando na cidade de Janaúba, entre o campus da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o trevo de acesso à estrada para o balneário. Colisão entre um ônibus da empresa Tailongo Transportes e um carro Celta na BR-122. O automóvel transitava no sentido Montes Claros para Janaúba, enquanto que o ônibus vinha de Bom Jesus da Lapa-BA para Belo Horizonte....
Pessoas na cachoeira prestaram socorro até a chegada dos militares do Corpo de Bombeiros de Janaúba, Samu e a Brigada Municipal que auxiliaram no socorro, mas o jovem não resistiu e foi a óbito Foto álbum pessoal Kauan Pereira Alves publicou em sua rede social a foto em que apreciava a Cachoeira Maria Rosa, em Mato Verde, pouco tempo antes de se afogar e depois vir a óbito nesta terça-feira, dia 28 de abril de 2026. Foto álbum pessoal Kauan Pereira Alves. Fotos CB Populares, Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Brigada Municipal socorrem estudante que se afogou em cachoeira em Mato Verde nesta terça-feira, dia 28 de abril de 2026. Adolescente não resistiu e foi a óbito. MATO VERDE (por Oliveira Júnior) – O que seria um dia de lazer, de conhecimento e de interação acabou em tragédia para um grupo de estudantes do município de Taiobeiras, no Norte de Minas. Um adolescente de 16 anos morreu após se afogar na Cachoeira de Maria Rosa, localizada na zona rural de Ma...
Velório no Memorial da Funerária Bom Pastor, na avenida Manoel Atayde Sepultamento será às 17h de hoje, domingo, dia 08 de março, no cemitério Campo da Paz, na margem esquerda da rodovia MG-401, saída de Janaúba para Jaíba Kemio Nardone Kemio Nardone JANAÚBA – Foi com tristeza que recebi na noite desse sábado, dia 7 de março, a informação da partida eterna do jovem Kemio Nardone Souza Silva, filho do casal de amigos Roseane Soares Souza (Rose) e Sílvio da Silva (colega de rádio e comunicação). Aos 30 anos de idade completados em 10 de agosto de 2025, Kemio decidiu por finalizar a sua missão presencial entre nós. Ele não retornou para casa em tempo hábil e a partir daí iniciou a procura por ele. O reencontro foi de maneira triste...já estava sem sinal de vida...uma decisão dele. Lamentável! Jovem com futuro promissor. Conheci ele desde quando nasceu. Que o Nosso Senhor acolhe o Kemio nessa partida eterna. Que o Nosso Senhor dê forças ao colega Sílvio da Silva, à amiga Rose e a...
Foto rede social Homicídio que aconteceu na cidade de Janaúba, no Norte de Minas, na noite deste sábado, dia 25 de outubro de 2025. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um rapaz foi morto na noite deste sábado, dia 25 de outubro, ao ser atingido por disparos de arma momento em que transitava pela rua Salviana Caldas, bairro Boa Vista, região Norte da cidade de Janaúba, situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. O caso foi registrado tanto pelo 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba quanto pela 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba. Henrique Pereira Gomes, de 27 anos de idade, foi encontrado estendido no chão. Ele teria sido alvo de disparos fatais. Um dos tiros acertou o tórax da vítima. Henrique não resistiu e foi a óbito no local desse crime violento. Policiais militares estiveram apurando informações com o intuito em identificar quem efetuou os disparos. Perito da Polícia Civil também foi ao local objetivando a elaboração do laudo pericial a ser aprese...
Foto rede social Local do duplo homicídio ocorrido no final da tarde deste sábado, dia 16 de agosto de 2025, na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil deslocaram para o bairro Ribeirão do Ouro, região Sul da cidade de Janaúba, situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Isso porque no final da tarde deste sábado, dia 16 de agosto, houve crime violento que resultou na morte de duas pessoas. A informação é de que Paulo Henrique Pereira dos Santos, de 32 anos, e Wanderlúcio Pereira Fernandes, de 38 anos, foram assassinados nas imediações de um bar situado na avenida Vereador José Prates, perto de uma igreja. Ainda não se sabe a motivação desse duplo homicídio. Um grupo de suspeitos armados se aproximou e efetuou os disparos fatais. De acordo com informações da polícia, Paulo Henrique morreu sentado numa cadeira e teria sido atingido por mais de 10 disparos. Os tiros ac...
Prefeito de Monte Azul, Saulo Feliciano, lamentou o falecimento do ex-prefeito Alexandre Augusto e informou que decretará luto oficial no município Foto rede social Acidente na BR-122, entre Janaúba e Capitão Enéas, no Norte de Minas, nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2026. Foto Oliveira Júnior Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, então prefeito de Monte Azul, durante reunião de prefeitos realizados em Nova Porteirinha no dia 11 de fevereiro de 2017. Foto rede social Acidente na BR-122, entre Janaúba e Capitão Enéas, no Norte de Minas, nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2026. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Fim de tarde trágico nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, na BR-122, no trecho entre Janaúba e Capitão Enéas, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Houve a batida entre um caminhão e um automóvel. O ex-prefeito de Monte Azul, Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, morreu nesse acidente. Ele estava com 65 anos de idade e viaj...
Dodô é servidor público da Prefeitura de Janaúba e se encontra internado no Hospital Regional Foto Oliveira Júnior Avelino Rodrigues Filho, o Dodô, então candidato a prefeito, em 1º de setembro de 2016, e momento antes do debate entre os candidatos a prefeito de Janaúba. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O servidor público municipal e ex-vereador Avelino Rodrigues Filho, o Dodô, sofreu um grave acidente no final da tarde desta quinta-feira, dia 26 de março. Ele estava numa motocicleta e fazia manobra para acessar a rodovia BR-122, no perímetro urbano desta cidade situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. De acordo com informações do Samu, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o acidente foi em frente a um condomínio no trecho entre o trevo de acesso à estrada do balneário e o trevo do DER-MG. Houve a batida entre a motocicleta um caminhão que transitava pela BR-122. Com o impacto da batida, o ex-vereador ficou gravemente com fratura na perna esquerda. Avelin...
Fotos CB Homem morre e fica pendurado em árvore ao ser atingido por descarga elétrica devido a ferramenta metálica usada para retirar abacate ter acertada a rede de energia nesta quinta-feira, dia 30 de abril de 2026. NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Fim trágico para um homem de 39 anos na tentativa de recolher frutos na árvore de abacate. Gilliard Ferreira da Silva utilizou uma foice com cabo metálico e, num descuido, atingiu a ferramenta na rede elétrica de média tensão que ocasionou a descarga elétrica provocando queimaduras no corpo da vítima. Esse fato foi na tarde de hoje, quinta-feira, dia 30 de abril, na zona rural de Nova Porteirinha, situado na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Após o trabalho numa área de produção de banana, no assentamento Dom Mauro, o homem decidiu retirar abacate para levar para a sua casa. Gilliard subiu na árvore e com o auxílio de uma face arrancava os frutos. Ao manusear a ferramenta para colher outros frutos houve o descuido e a f...
Walber Oliveira atuou nas rádios Gorutubana e Onda Norte FM, em jornais de Janaúba, dentre eles o Minas Notícia, e era Técnico em Agropecuária Walber é irmão de Gentil Júnior do Banco do Brasil, de Lú Dornelas, Valquíria, Marcos, Luciene, Flávio, Luciana e de Vagner (faleceu em 2 de abril de 2025) Na manhã de hoje, Walber publicou mensagem positiva e saudando o novo mês Velório no Memorial da Funerária Pax Carvalho, em Janaúba Sepultamento no cemitério Campos da Paz, na margem da MG-401, em Janaúba, nesta quinta-feira, dia 2, às 16h; Fotos álbum pessoal Walber Geraldo de Oliveira. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O mês de outubro inicia com uma informação triste para os meios de comunicação e o poder público de Janaúba. Walber Geraldo de Oliveira faleceu na tarde desta quarta-feira, dia 1º de outubro. Ele estava com 59 anos a poucos dias de completar o 60º aniversário. Walber nasceu em Montes Claros em 19 de outubro de 1965, mas morou e trab...
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um homem foi encontrado morto em sua residência na noite desse domingo, dia 17 de agosto. No corpo da vítima havia uma faca presa. Policiais estiveram no local e constataram a morte de Ednaldo Correia dos Santos, 61 anos de idade, com sinais de violência pelo corpo. Esse fato foi na rua Grão Mogol, no bairro Padre Eustáquio, na cidade de Janaúba, situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil registraram o fato. Ainda não se sabe sobre como ocorreu a morte dessa vítima. O laudo pericial da Polícia Civil poderá evidenciar possivelmente quando Ednaldo foi a óbito, uma vez que havia corte no pescoço e o corpo estava em estado de decomposição. A polícia deve intensificar as investigações nesta segunda-feira, dia 18. Ednaldo dos Santos era filho do empreendedor janaubense Joselino Trindade que teve um comércio – restaurante Candelabro – na parte inferior do prédio onde funcionou o Hotel Walmar, no centro...
Comentários